Comunidade de Leitores de fevereiro debate “O Mundo em que vivi”, de Ilse Losa

14 Fevereiro 2020

A sessão de fevereiro da Comunidade de Leitores tem agendamento marcado para o dia 20 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e será dedicada ao livro "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.

Com moderação de Marisela Simões, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, a partilha das distintas sensações que a leitura da obra provocou nos leitores centrar-se-á na própria experiência de vida da autora, marcada, essencialmente, pelo período do antissemitismo alemão dos períodos das Grandes Guerras.

Ise Lieblich Losa, que um dia afirmou «escrevo para todos e espero que todos me leiam», nasceu, com origem judaica, em 1913. Em 1934 radicou-se em Portugal, obtendo a nacionalidade portuguesa, por força do seu casamento com o arquiteto portuense Arménio Teixeira Losa. Faleceu no Porto, em 2006.

A sua atividade literária iniciou-se, em 1949, com este romance que conduz o leitor à primeira infância rural de uma judia na Alemanha, pelos finais da Primeira Grande Guerra Mundial, até ao avolumar de crises (inflação, desemprego, assassínio de Rathenau, aumento da influência e vitória dos Nazistas) que por fim a obrigam ao exílio mesmo na eminência de um destino trágico num campo de concentração, num manifesto retrato autobiográfico.

Desde essa data, Ise Losa dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) com a publicação de “À Flor do Tempo”.

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Ílhavo é um encontro mensal de pessoas que se reúnem para conversar sobre livros. A experiência da leitura é sempre íntima e individual, feita por cada um dos participantes. A partilha deopiniões, comentários e pontos de vista com outros leitores, em cada sessão, permite a descoberta de outras formas de interpretar cada livro lido.

A participação nas sessões é gratuita e aberta à comunidade, direcionada a todos os que partilham o gosto pelos livros e pela leitura. As inscrições e mais informações podem ser efetuadas através do email biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt

Próximas sessões:

• 19 de março