Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Comunidade de Leitores de fevereiro debate “O Mundo em que vivi”, de Ilse Losa

Comunidade de Leitores de fevereiro debate “O Mundo em que vivi”, de Ilse Losa
14 Fevereiro 2020

A sessão de fevereiro da Comunidade de Leitores tem agendamento marcado para o dia 20 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, e será dedicada ao livro "O Mundo em que Vivi" de Ilse Losa.

Com moderação de Marisela Simões, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação, a partilha das distintas sensações que a leitura da obra provocou nos leitores centrar-se-á na própria experiência de vida da autora, marcada, essencialmente, pelo período do antissemitismo alemão dos períodos das Grandes Guerras.

Ise Lieblich Losa, que um dia afirmou «escrevo para todos e espero que todos me leiam», nasceu, com origem judaica, em 1913. Em 1934 radicou-se em Portugal, obtendo a nacionalidade portuguesa, por força do seu casamento com o arquiteto portuense Arménio Teixeira Losa. Faleceu no Porto, em 2006.

A sua atividade literária iniciou-se, em 1949, com este romance que conduz o leitor à primeira infância rural de uma judia na Alemanha, pelos finais da Primeira Grande Guerra Mundial, até ao avolumar de crises (inflação, desemprego, assassínio de Rathenau, aumento da influência e vitória dos Nazistas) que por fim a obrigam ao exílio mesmo na eminência de um destino trágico num campo de concentração, num manifesto retrato autobiográfico.

Desde essa data, Ise Losa dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil, tendo sido galardoada em 1984 com o Grande Prémio Gulbenkian para o conjunto da sua obra dirigida às crianças. Em 1998 recebeu o Grande Prémio de Crónica, da APE (Associação Portuguesa de Escritores) com a publicação de “À Flor do Tempo”.

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Ílhavo é um encontro mensal de pessoas que se reúnem para conversar sobre livros. A experiência da leitura é sempre íntima e individual, feita por cada um dos participantes. A partilha deopiniões, comentários e pontos de vista com outros leitores, em cada sessão, permite a descoberta de outras formas de interpretar cada livro lido.

A participação nas sessões é gratuita e aberta à comunidade, direcionada a todos os que partilham o gosto pelos livros e pela leitura. As inscrições e mais informações podem ser efetuadas através do email biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt

 

Próximas sessões:

  • 19 de março
  • 23 de abril
  • 21 de maio
  • 18 de junho
  • 17 de setembro
  • 22 de outubro
  • 19 de novembro