Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Mar Film Festival arranca sexta-feira

Mar Film Festival arranca sexta-feira
23 Abril 2019

A terceira edição do Mar Film Festival está prestes a chegar ao Museu Marítimo de Ílhavo, arrancando na próxima sexta-feira com sessões até domingo (26 a 28 de abril).

O festival não poderia começar de melhor forma. Para as 10.00 horas de sexta-feira está marcada a antestreia de “Mar, a última fronteira”, uma série documental de imagens subaquáticas da costa portuguesa e arquipélagos da Madeira e Açores, realizada pelo videógrafo subaquático, Nuno Sá, que foi distinguido em 2018 com o prémio BAFTA, na categoria de melhor fotografia num dos episódios da série documental “Planeta Azul”, da BBC. Nesta nova série, produzida com o Oceanário de Lisboa, o videógrafo procura mostrar que Portugal tem uma vida marinha comparável aos melhores sítios do planeta.

A sessão finaliza com uma conversa sobre o documentário, com a presença de Nuno Sá e de Catarina Eira (CESAM-UA). A antestreia no Mar Film Festival está reservada sobretudo ao público escolar, estando a entrada do público em geral condicionada aos lugares restantes.

Sexta-feira, às 21.30 horas, acontece a abertura oficial do festival, com a exibição de “Hálito Azul”, documentário em torno da freguesia piscatória da Ribeira Quente na ilha de S. Miguel, nos Açores, e da vida de quem luta por dias normais, ainda que com o peixe a escassear. A sessão acaba com uma conversa com o realizador, Rodrigo Areias (galardoado em vários festivais) e com Nuno Sá.

No dia seguinte, sábado, 27 de abril, destaque para “Fogo no Mar”, de Gianfranco Rosa, a exibir às 21:30. O documentário capta a vida da ilha italiana de Lampedusa, o local que tem sido manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Médio Oriente, que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.
No final, os comentários estarão a cargo da escritora Ana Margarida de Carvalho e de Ana Rodrigues, representante do CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social).

O programa do Mar Film Festival vai muito além destes destaques, contemplando mais documentários, ficção e cinema de animação, com a presença, ainda, dos realizadores Rui Pregal da Cunha, João Trabulo, Ana Luísa Oliveira, André Puertas e Sara Santos, Paulo Fajardo. Haverá, também, tempo para a exibição das obras a concurso no Novas Vistas Lumière e Memórias de RiaMar.

 

Programa Completo

Mais Info: www.marfilmfestival.pt