Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Marchas Sanjoaninas em processo de reformulação

Marchas Sanjoaninas em processo de reformulação
12 Abril 2019

Nos últimos anos tem sido cada vez mais difícil motivar as Associações do Município a participarem nas tradicionais Marchas Sanjoaninas, quer pela dificuldade que têm sentido na angariação de novos elementos, quer pela ausência de apoios logísticos, nomeadamente pessoas que colaborem na confeção das roupas, dos arcos e dos adereços.
Apesar desta realidade, tem sido possível encontrar um número mínimo de quatro Associações participantes, que, em colaboração com a Autarquia, têm ajudado a manter viva esta tradição, dignificando o nome do Município.
Entende a Câmara Municipal de Ílhavo que as Marchas Sanjoaninas, para serem apresentadas ao público de forma digna e qualificada, têm que manter, pelo menos, quatro marchas participantes.
Neste sentido, foram encetados esforços junto de algumas Associações para que participassem e se envolvessem nesta iniciativa. Apesar deste esforço, tendo sido garantido, inicialmente, o número mínimo de quatro participações, a desistência posterior de uma das Associações provocou novo atraso em todo o processo, na tentativa de manter o número necessário de participações, contexto que foi conseguido.
No entanto, quando estavam, finalmente, reunidas as condições mínimas necessárias, houve nova desistência de uma Associação participante, inviabilizando a realização deste evento, por não estarem reunidas as condições mínimas e não existir tempo suficiente para proceder a novos contactos.
Face a todas estas situações que provocaram atrasos significativos na preparação das Marchas Sanjoaninas para o presente ano, a Câmara Municipal de Ílhavo optou pela sua não realização em 2019, acreditando que um período de reflexão e de reestruturação do conceito da iniciativa permitirá novas abordagens que valorizem e dinamizem o evento e a participação das Associações, comprometendo-as de forma mais participativa.

 

Foto: Marchas Sanjoaninas 2018