Mar Film Festival lança Workshop de Realização Cinematográfica

04 Abril 2019

O Mar Film Festival, cuja terceira edição se realiza de 26 a 28 de abril, no Museu Marítimo de Ílhavo, adiciona ao programa uma nova vertente formativa, com a realização do Workshop de Iniciação à Realização Cinematográfica, durante os três dias do evento.

A formação, gratuita, será coordenada por Sara Santos, realizadora, premiada com o filme “Saba”, nos festivais de Cinema Lisbon & Estoril Film Festival e Encontros de Cinema de Viana.

Os participantes serão orientados na realização de um documentário sobre a 3.ª edição de Mar Film Festival, que será exibido na sessão de entrega dos prémios, e do qual serão extraídas imagens que integrarão o filme oficial do festival, cuja ficha técnica integrará o nome dos participantes do workshop.

Com sessões teóricas e práticas, o workshop é dirigido a iniciantes ou com experiência intermédia. A formação abordará assuntos como os princípios formais de som e imagem, equipamentos, fórmulas de construção fílmica em documentário de curta duração, entre outros.
As inscrições, limitadas a dez participantes, deverão ser solicitadas até 24 de abril, através do email marfilmfestival@cm-ilhavo.pt.
Os participantes deverão acompanhar-se de uma câmara DSLR e um computador com processador i7. Outro tipo de dispositivos serão avaliados pelo formador. Mais informações sobre o festival: www.marfilmfestival.pt.

Sara Santos (1992), realizadora. É licenciada em Cinema Documental pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e é mestre em Comunicação Audiovisual pela Escola Superior de Media Artes e Design. Teve o seu filme ‘SABA’ (2014) premiado nos festivais de Cinema Lisbon & Estoril Film Festival e Encontros de Cinema de Viana. Mais recentemente, tem vindo a construir o seu “olhar” como diretora de fotografia em projetos documentais tais como “A Ver o Mar” (2018) e “Lar Doce Escola” (2019). Numa dinâmica colaborativa e multidisciplinar, tem desenvolvido projetos focados na inserção do cinema em contexto educativo e sociocultural.

Profile: https://vimeo.com/user9316945