Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Museu Marítimo de Ílhavo integra consórcio europeu sobre cultura da Pesca Bacalhoeira

Museu Marítimo de Ílhavo integra consórcio europeu sobre cultura da Pesca Bacalhoeira
01 Abril 2019

Durante três dias, de 27 a 29 de março, o Município de Ílhavo acolheu um encontro dos parceiros que integram o projeto internacional “SKREI Convention - The Story of the Dried Cod” (Convenção SKREI – A história da salga do bacalhau”), financiado pela União Europeia (Creative Europe Programme).

Para além do Museu Marítimo de Ílhavo, integram este projeto europeu o Museum Nord, das ilhas Lofotten (Noruega), o consórcio CERS, de Veneza (Itália) e o Museu da Liga Hanseática, de Lubeck (Alemanha).

SKEREI Convention estrutura-se na construção de uma história multicultural do bacalhau no plano europeu.

O plano estratégico e as ações a desencadear preveem iniciativas de curadoria comum, assentes num trabalho de pesquisa científico-cultural relacionado com as redes de comércio de bacalhau no espaço europeu e global.

A valorização do património imaterial associado à gastronomia do bacalhau é também um dos eixos deste projeto, cujos resultados se centram na promoção da cadeia de valor de turismo cultural ligada ao produto bacalhau.

O encontro, que se realizou no Museu Marítimo de Ílhavo, incluiu uma reunião aberta, duas reuniões técnicas e visitas de campo à fábrica do grupo Rui Costa e Sousa, e ao Ecomare. Destacou-se também a participação do Hotel Montebelo Vista Alegre através de uma ação de degustação promovida pelo chef Ricardo Marques.