Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo acolhe especialistas de renome europeu no âmbito dos makerspaces e gaming nas Bibliotecas Públicas

Município de Ílhavo acolhe especialistas de renome europeu no âmbito dos makerspaces e gaming nas...
25 Março 2019

A II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, sob a temática "Gaming e Makerspaces", realiza-se nos próximos dias 28 e 29 de março, decorrendo o primeiro dia em Albergaria-a-Velha e o segundo em Ílhavo. Esta iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do Grupo de Trabalho da Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro (RBCIRA).

Primeiro e maior evento de dimensão internacional com enfoque em makerspaces, gaming e nos demais "novos" lugares e funções das bibliotecas realizado no país, a Conferência centra-se em impulsionar o trabalho desenvolvido nas Bibliotecas Municipais da RBCIRA, com o desígnio de prestar um melhor serviço público a todos os cidadãos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, nomeadamente ao nível da criatividade e da inovação.

A Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) foi pioneira na Rede Pública de Bibliotecas a assumir esta vertente com o Makerspace BMI - Juntos fazemos!, disponibilizando serviços vocacionados para a criatividade, experimentação e, também, para a inclusão social, tendo-se tornado, rapidamente, uma referência nacional.

O "Makerspace BMI - Juntos Fazemos!" é um espaço que funciona em regime de livre acesso, sempre com apoio da equipa técnica da BMI, oferecendo valências diferenciadas: impressão 3D, recicláveis (papeis e plásticos), pequena robótica, fotografia artesanal, entre outros. Neste espaço é possível ao utilizador fazer, criar, inovar e mudar. Para além disso, existe um programa anual com workshops/ateliês, experiências de formação, que contribuem para a formação dos utilizadores e para consolidação do espaço da biblioteca como um espaço de formação não formal e de aprendizagem ao longo da vida.

 

Programa