Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo: genuinamente português e tradicional

Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo: genuinamente português e tradicional
28 Fevereiro 2019

É já este sábado que a arruada, pelo insólito grupo Tó-Có-Corno, anunciará, com sons de corno ou búzio, os festejos do tradicional Carnaval de Vale de Ílhavo, organizado pela Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”, com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.

Todos os anos, em Vale de Ílhavo, primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, sai à rua um grupo mascarados, conhecido como Cardadores - icónicas figuras deste lugar, marcadamente rural, nos limites da Freguesia de S. Salvador (sede do Município).

Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o tratamento, na fiação e tecelagem, de lã ou linho. A sua preparação, que é efetuada através de um sigiloso processo de iniciação juvenil, inclui desde a execução das máscaras à aprendizagem dos rituais a ter durante os festejos, sobretudo a cardação das raparigas e as danças e urros que lhes são característicos.

Mas o Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo envolve também, para além dos Cardadores, crianças, jovens, adultos e idosos, organizados em associações, e muitos visitantes, que assistem aos desfiles ou participam nos bailes populares. Estes desfiles mantêm a tradição da sátira e crítica social, com características genuinamente portuguesas, sem esquecer a história do lugar e das suas gentes, nomeadamente das Padeiras que confecionam o tradicional Pão de Vale de Ílhavo (padas e folares) tão apreciado na região.

 

Programa:

2 março (sábado)

21h30 Chegada dos Reis com Tó-Có-Corno
22h00 Arraial com MG4

 

3 março (domingo)

15h00 Corso Carnavalesco
Encerramento com Toca Baldar & Bate Forte

 

5 março (terça-feira)

15h00 Corso Carnavalesco
Encerramento com Toca Baldar & Tocá Rufar

 

Grupos participantes:

- Tó-Có-Corno
- Cabeça do Nuno
- Toca Baldar
- Pestinhas
- Villa do Paço
- Tocá Rufar
- Valentes Priores
- Anima Soza
- Bate Forte
- Garotos do Alívio
- Arco - Ouca