“Barbie in the House”, projeto de criação artística do Festival Cabelos Brancos com inscrições abertas

30 Agosto 2018

O “Festival Cabelos Brancos”, uma aposta inovadora da Câmara Municipal de Ílhavo direcionada à comunidade sénior, terá lugar entre os dias 14 e 29 de setembro, mas desde o dia 22 de junho que têm sido desenvolvidas um conjunto relevante de atividades preparatórias.
Um importante destaque dentro da programação do Festival, pelo seu caráter mobilizador, vai para a atividade criativa “Barbie in the House”, de António Bastos, que é um projeto aglomerador que pretende envolver uma comunidade artística formada por cidadãos seniores a partir dos 60 anos, conjugada com a harmonia da Filarmónica Gafanhense.

O mote é uma fusão artística contemporânea desde a dança à música eletrónica, passando pelas tradições locais exploradas com a comunidade artística sénior local. O projeto ambiciona contar com a participação de 100 seniores, distribuídos por uma orquestra e uma turma de danças de salão, que serão formados através de vários workshops e ensaios que terão lugar a partir do dia 6 de setembro.

Tendo como base um programa predefinido, mas aberto ao improviso e às ideias dos participantes, desenvolvem-se registos originais ao encontro de dois desafios: fazer música e espetáculos. As relações de proximidade e convívio ditam atividades em que os afetos se misturam com o prazer de cantar, de tocar, representar, com personagens a comandar as sessões, outras estruturadas em jogos, expressão corporal, a exploração de instrumentos convencionais, incomuns ou eletrónicos, permitindo experiências imediatas de criação musical. Fazem, enfim, valer muitos caminhos na descoberta ativa da música.
O projeto irá apresentar músicas inglesas e portuguesas, nos estilos de eletrónica, jazz, clássica e House.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 5 de setembro e podem ser efetuadas através do contato telefónico 234 329 636 ou via email para maioridade@cm-ilhavo.pt

António Bastos é músico, compositor e produtor. É dono do seu próprio estúdio onde produziu com várias bandas de diferentes estilos. É convidado por músicos de todo o país para colaborações e participações de todo os tipos.
Percorreu vários palcos nacionais e internacionais (Espanha, França, Bélgica, Áustria, Itália, Suiça, Turquia, Alemanha e Estados Unidos).