Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Olhar por Dentro de julho mergulha no arquivo

Olhar por Dentro de julho mergulha no arquivo
25 Julho 2018

O Olhar por Dentro, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, numa parceria entre o projeto cultural 23 Milhas e a Talkie Walkie, que organiza as visitas orientadas mensais pela arquitetura do Município de Ílhavo, vai “Mergulhar no Arquivo” no mês de julho.
A visita deste mês, orientada por Eliana Fidalgo do Centro de Documentação de Ílhavo, sugere que olhar para o arquivo é uma forma de olhar por dentro de um lugar que não se quer fechado mas aberto e disponível para a comunidade. A criação de um Centro de Documentação dedicado à história e ao património do Município, no qual a componente marítima assume um lugar de destaque, pretende ser uma alavanca na produção de conhecimento científico. Nesta visita são esclarecidas as complexidades do dia a dia de um arquivo, mas também apresentados alguns núcleos como o fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, o fundo da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau, os acervos de diversas empresas de pesca do bacalhau, o arquivo da Administração do Porto de Aveiro, o espólio da Câmara Municipal da Vila e Couto da Ermida, da Capitania-mor das Ordenanças, entre outros.
A visita arranca este sábado, 28 de julho, às 10h30 e o ponto de encontro é o CIEMar-Ílhavo – Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar.

Os bilhetes custam 3,50 euros.


Despois desta visita o Olhar por Dentro regressa em setembro.