Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

“Em Ílhavo acontece à sexta” no Farol da Barra

“Em Ílhavo acontece à sexta” no Farol da Barra
17 Julho 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo promove esta sexta-feira, dia 20 de julho, pelas 19h00, no Farol da Barra, mais um encontro de “Em Ílhavo acontece à sexta” para se debruçar sobre a Válvula Solar AGA.
A Válvula Solar AGA é o resultado de uma importante aplicação da teoria à prática no campo da Física, que modernizou o funcionamento dos faróis em todo o mundo e é responsável pela atribuição do Nobel da Física a Gustaf Dalén em 1912.
Neste encontro estarão à conversa o faroleiro, um físico e um dos responsáveis pelo projeto cultural 23 Milhas para desvendar os segredos escondidos de uma simples, ou talvez não, válvula solar.

 

Oradores convidados
Nogueira da Silva é Faroleiro Subchefe integrado no Quadro Pessoal Militarizado da Marinha (QPMM) Grupo 6 - Faroleiros e Faroleiros Técnicos. Atualmente é o Faroleiro responsável pelo Farol da Barra, mas ao longo da sua carreira exerceu funções nos mais emblemáticos faróis de Portugal. Devido à sua vasta experiência e paixão pela área do Património leva-o a ser responsável por muitas visitas guiadas aos faróis portugueses e diversas conferências.

António F. Cunha é licenciado em Física, ramo de Óptica e Eletrónica, Doutor em Física pela University of Essex (Reino Unido). Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação e Vice-Diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Física da Universidade de Aveiro.

Hugo Pequeno é licenciado em Comunicação Institucional pelo Instituo Superior Ciências Informação e Administração (ISCIA), mestrando em Cultura, Comunicação e Tecnologias de Informação no Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresariais- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL). Exerce funções na Câmara Municipal de Ílhavo desde 2001 sempre adstrito à Cultura, tendo iniciado a sua atividade no Museu Marítimo de Ílhavo.