Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Registo da “Festa da Nossa Senhora da Penha de França” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – Parecer Prévio

Registo da “Festa da Nossa Senhora da Penha de França” no Inventário Nacional do Património Cultu...
04 Fevereiro 2015

O Executivo Municipal deliberou emitir parecer prévio positivo ao Registo da “Festa de Nossa Senhora da Penha de França” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promovido pela Vista Alegre Atlantis SA.


A Câmara Municipal de Ílhavo tem-se associado, ao longo dos últimos anos, à Festa da Nossa Senhora da Penha de França, apoiando-a, de forma a cooperar na salvaguarda das suas manifestações culturais ímpares na região e no país. Mais recentemente, esta festa constituiu-se também como um fator de atratividade turística, quer pelas suas características culturais singulares, em associação à Capela, monumento nacional, e consequência do apoio da Câmara Municipal e demais entidades regionais e nacionais de turismo, que no âmbito das suas competências apoiam na sua promoção e divulgação. Claramente, interessa ao Município de Ílhavo materializar o enorme potencial turístico associado à Vista Alegre, promovendo atividades geradoras de receitas como sejam gastos de turistas, a reverter para a economia local, que são também garante de manutenção, criação de empregos e ainda estímulo ao empreendedorismo comunitário. Esses gastos, além de consumos culturais e recreativos, passam também pelos transportes, pelos serviços de restauração, bebidas e lúdicos, e ainda pela aquisição de artesanato, lembranças e outros produtos locais. Tem também como objetivo reforçar, através do funcionamento como rede informal, de áreas de negócio associadas à valorização/requalificação arquitetónica através de empresas de animação turística.


Pelo acima exposto, a Câmara Municipal de Ílhavo deu parecer prévio positivo ao registo da “Festa de Nossa Senhora da Penha de França” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, porquanto a marca Vista Alegre se assume nacional e internacionalmente autentica embaixadora de Portugal no mundo.

 

Para aceder ao anúncio, clique aqui.

Mais informação, aqui.