Museu Marítimo de Ílhavo vai desenvolver Projetos com o apoio da Fundação Eng.º António Pascoal

21 Janeiro 2015

A Fundação Eng.º António Pascoal vai proceder ao apoio de dois Projetos a desenvolver pelo Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) no valor total de 30.000,00 euros.

Este apoio será entregue à Câmara Municipal de Ílhavo em duas parcelas de 15.000,00 euros, sendo essa verba destinada ao desenvolvimento de dois projetos de investigação que irão ser concretizados durante este ano e o próximo.

A Fundação Eng.º António Pascoal pretende assim apoiar a ação cultural do MMI tendo por objetivos reforçar o contributo da Fundação para o desenvolvimento regional e incentivar a investigação aplicada a temas patrimoniais relevantes.

O MMI, através da sua subunidade de investigação, o CIEMar-Ílhavo, compromete-se a desenvolver os projetos de investigação “Dinastias Bacalhoeiras” e “Territórios Bacalhoeiros – Roteiro Patrimonial”, que visam preservar e divulgar património cultural relevante para o Município de Ílhavo e para a região lagunar.

Como promotor das memórias ligadas à pesca do bacalhau, o MMI procura renovar e recriar os discursos sobre esta influente indústria. Assim, nestes dois projetos procurar-se-á produzir algo que acrescente historicamente, ligando o passado ao presente, mas que dinamize e divulgue os patrimónios da pesca do bacalhau, criando pontes entre os setores económico, turístico, industrial e cultural.