Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Nacional do Mar

Dia Nacional do Mar
12 Novembro 2014

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) vai assinalar, no próximo dia 15 de novembro (sábado), o Dia Nacional do Mar com diversas atividades.
Uma visita especial e restrita aos bastidores do Aquário ou uma sessão de Histórias e Novelas Marítimas dinamizada por Miguel Horta são duas propostas para o público familiar.
Na Sessão Comemorativa destaque para a apresentação do número 2 da Revista do MMI, a ARGOS, esta edição dedicado à museologia marítima e à herança cultural que os museus que assim se definem procuram preservar e transmitir, e a sessão de entrega de prémios da segunda edição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras do Museu Marítimo de Ílhavo.
No final da tarde, terá lugar uma Conversa de Mar, com Pedro Adão e Silva e João Catarino, autores do guia "Tanto Mar – À descoberta das melhores praias de Portugal".

 

Programa:

 

» 10h00~18h00 Dia Aberto

 

» 10h30 Visita especial - Bastidores do Aquário *

Visita dirigida a um grupo de pessoas muito restrito a quem se oferece a rara oportunidade de acesso a toda a área técnica e reservada do aquário. O principal objectivo é dar a conhecer a complexidade técnica e as rigorosas exigências associadas à manutenção do tanque de bacalhaus, bem como todos os cuidados necessários para manter o bem-estar dos peixes em cativeiro. A visita tem uma componente mais experimental e didáctica, nomeadamente através da realização de alguns testes que medem a salinidade da água, os níveis de azoto, a preparação da alimentação, etc.

(Entrada gratuita • Limitado a 15 pessoas • 60 minutos)

 

» 15h00 Histórias e Novelas Marítimas*, com Miguel Horta

Criando ilustrações a partir de bichos do Mar. E que tal se transformássemos o carapau comprado na praça numa personagem desenhada de uma história? Um workshop de iniciação à ilustração das criaturas do oceano, para a família, namorados, jovens artistas, seniores e outros interessados. 90 minutos de pura descontração, onde não é preciso saber desenhar... Dos 7 anos aos 70.

(Entrada gratuita • Limitado a 30 pessoas • 90 minutos)

 

» 16h00 Sessão Comemorativa

- Apresentação do número 2 da Revista do Museu Marítimo de Ílhavo ARGOS
- Atribuição do Prémio Octávio Lixa Filgueiras do Museu Marítimo de Ílhavo (2.ª edição)

 

» 18h00 Conversas de Mar, com Pedro Adão e Silva e João Catarino 

 

* inscrições limitadas • marcação prévia: 234329990 | museuilhavo@cm-ilhavo.pt