Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

VI Aniversário do Centro Cultural de Ílhavo

VI Aniversário do Centro Cultural de Ílhavo
21 Março 2014

O Centro Cultural de Ílhavo assinala, no próximo dia 24 de março, o 6.º aniversário da sua abertura.
A marcar este aniversário, na segunda-feira, 24 de março, às 21h30, terá lugar a inauguração da Exposição “Vamos ao Jazz! - Memórias das Jazzbands Ilhavenses”, que evoca e recria a memória dos Jazz e da sua música que animava Ílhavo entre as décadas de 20 e de 40, a energia dos “jazz-bandistas” que contagiava de alegria os cafés, os bailes e tantos outros locais de encontro e de sociabilidade ilhavenses. O programa completa-se com uma conversa sobre jazz, uma apresentação com repertório de jazz-bands de Ílhavo e um Jazz-Set.
Esta ação marca igualmente a apresentação oficial do Festival Rádio Faneca 2014, que colocará “Ílhavo a transmitir alegria” entre os dias 6 e 8 de junho. Após o sucesso da primeira edição, em 2012, a Câmara Municipal de Ílhavo e o Centro Cultural de Ílhavo voltam a encher o Centro Histórico de Ílhavo e o Jardim Henriqueta Maia com um festival que mais uma vez convocará a comunidade a participar nos processos artísticos e que apresentará uma programação de cruzamentos entre as artes performativas, visuais e a música.
Fique atento porque o programa será anunciado brevemente!

Exposição Vamos ao Jazz! Memórias das Jazz-bands Ilhavenses
Esta exposição é dedicada às formações musicais, surgidas em Ílhavo nas primeiras décadas do século XX, designadas por Jazz ou Jazz-Band, recorrendo a instrumentos tão variados como o rabecão, o violino, o trompete, o clarinete e a bateria, os Jazz começaram por acompanhar as sessões de cinema mudo dos primeiros cinemas ilhavenses e por animar os bailes, interpretando conhecidos temas da música erudita e popular da época.
“Vamos ao Jazz” evoca e recria a memória dos Jazz e da sua música que animava Ílhavo entre as décadas de 20 e de 40. A energia dos “jazz-bandistas” contagiava de alegria os cafés, os bailes e tantos outros locais de encontro e de sociabilidade ilhavenses.
O programa de inauguração inclui uma conversa com Dr. Hélder Bruno Martins, investigador do Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança e do CEJazz - Universidade de Aveiro e a apresentação de repertório de jazz-bands de Ílhavo pela UA Jazz-Band- formação composta por José Luís Carvalho (violino), Óscar Saraiva (clarinete), Elymar Costa (trombone), Filipe Morais (contrabaixo) e Miguel Estima (bateria) -, e um Jazz-Set com o DJ Rui Veiga.