Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Vista Alegre / novos investimentos

Vista Alegre / novos investimentos
16 Setembro 2013

O Executivo Municipal tomou um conjunto de importantes deliberações relacionadas com novos investimentos na Vista Alegre, dos quais se dá nota sumária:

 

» Requalificação e Ampliação do Museu da Vista Alegre / Adjudicação

 

No seguimento da abertura de concurso público para a realização da empreitada de requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre, o Executivo Municipal deliberou adjudicar a referida empreitada à firma Costeira – Engenharia e Construções SA. pelo valor de 2.489.443,95 euros e um prazo de execução de 12 meses.
Foi também ratificado o Contrato de Comodato celebrado entre a CMI e a Vista Alegre Atlantis, por um período de 10 anos, ficando o Município de Ílhavo titular do Edifício do Museu, Mostruário, Loja e do edifício da antiga Creche do Bairro da Vista Alegre.
Esta obra foi alvo de uma candidatura aos Fundos Comunitários do PORCentro para co- -financiamento do investimento a 85%, estando em fase de aprovação.
Foi também aprovado um Protocolo de Gestão do Museu da Vista Alegre, entre a CMI e a VAA, que define as regras e as responsabilidades de cada uma das entidades na gestão da obra e do renovado Museu da Vista Alegre.
A concretização do Projeto de Ampliação e Qualificação do Museu da Vista Alegre pretende dar uma nova vida ao espaço existente e muito maior visibilidade à história que partilha, apresentando-se renovado, aliando o tradicional ao moderno e renovando o seu discurso expositivo, potenciando a atracção de novos públicos.

 

» Aprovação do Projecto (novo) do Hotel

 

O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da aprovação dom novo projeto do Hotel que será edificado na Vista Alegre, integrando o Palácio da Vista Alegre e com fachada principal virada para o Canal de Ílhavo (ou Rio Boco), agora aumentado para 90 quartos, com restaurante, sala de conferências,…, num equipamento turístico de cinco estrelas, potenciando a marca Vista Alegre, o Município de Ílhavo e a Região de Aveiro.

 

» Abertura do Concurso Público de Reabilitação do Teatro da Vista Alegre

 

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do procedimento de Concurso Público para a realização da empreitada de “Reabilitação do Teatro da Vista Alegre”, com um valor estimado de 629.000,00 euros e um prazo de execução de 12 meses.
O Teatro da Vista Alegre é um elemento singular e histórico de Cultura no Município de Ílhavo, inserido no Bairro da Vista Alegre, cuja dimensão física será potenciada com a execução do Projecto “Arte, Criatividade e TIC” da RUCI – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação da Região de Aveiro (financiado pelo PO Regional do Centro), através da criação de um laboratório de artes digitais, dotando o Município de Ílhavo com um espaço de apoio ao desenvolvimento da criatividade e consequentemente de projectos criativos com o uso das TIC.