Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Comemorações do Feriado Municipal 2008

30 Março 2008
A celebração do Feriado Municipal de Ílhavo 2008 realizou-se no passado dia 24 de Março, Segunda-feira de Páscoa, numa edição marcada pelas Comemorações, este ano, dos 110 Anos da Restauração do Município e pela inauguração do Centro Cultural de Ílhavo.
A cerimónia teve início cerca das 11h00 com o Hastear das Bandeiras ao som da Filarmónica Gafanhense junto aos Paços do Concelho, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa, que este ano foi especialmente dedicada às Comunidades Ilhavenses. Após as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Neves Vieira, e dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, procedeu-se à entrega das Condecorações Honoríficas, tendo finalizado com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Ribau Esteves.
Este ano foram homenageados com a Medalha do Concelho em Vermeil o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, pelo seu contributo admirável ao nível da etnografia e do folclore nos seus 25 anos de existência e três munícipes “Embaixadores de Ílhavo no Mundo” que têm desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho notável ao nível da preservação e da promoção dos valores da história e da cultura do Município de Ílhavo junto da Comunidade Emigrante em Cuxhaven (Alemanha), NewBedford e Newark (EUA), respectivamente: Manuel Margaça, Alexandre Nunes e Joaquim Coelho. Com a Medalha de Dedicação em Vermeil e em Prata foram igualmente condecorados os funcionários da Câmara Municipal de Ílhavo, agora aposentados, Hélder Viana e Fernando Conde, respectivamente.
O programa do Feriado Municipal integrou igualmente o já tradicional Mercado à Moda Antiga realizado, desta vez, na grande praça do Centro Cultural de Ílhavo que, logo pela manhã, atraiu algumas centenas de munícipes à Praça do Centro Cultural de Ílhavo. Durante a tarde os mais novos tiveram oportunidade de participar no Street Basket e nos Matraquilhos Humanos, tendo as Bandas Filarmónica Gafanhense e Música Nova iniciado mais um notável Concerto pelas 15h30, encontrando-se a Praça já nessa altura repleta de gente que aguardava com entusiasmo a inauguração do Centro Cultural de Ílhavo, que aconteceu no final da tarde.