Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

CMI aprova proposta de Protocolo Ambiental para gestão de resíduos de óleos alimentares nas Praias da Barra e da Costa Nova

CMI aprova proposta de Protocolo Ambiental para gestão de resíduos de óleos alimentares nas Praia...
23 Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou os termos do Protocolo Ambiental a celebrar com o consórcio formado pela PRIO e HARDLEVEL, possibilitando o alargamento da recolha seletiva, em espaço público, de resíduo óleo alimentar usado às Praias da Barra e da Costa Nova, onde, até à data, tal não era passível dada a inexistência de equipamentos para o efeito.

Serão disponibilizados aos munícipes 6 equipamentos públicos para a referida recolha, distribuídos pela Praia da Barra - Avenida João Corte Real, em frente ao Mercado; Largo Leão Negro; Parque de Campismo, e pela Praia da Costa Nova - Avenida José Estêvão, próximo das zonas das farturas; Avenida da Sra. da Saúde; Rua das Campanhas.

Esta parceria enquadra-se num trabalho, há muito iniciado, de otimização da gestão dos resíduos, com foco na Prevenção, Redução, Reutilização e Reciclagem, mas também na sensibilização para a Responsabilização coletiva ambiental.

Esta importante expansão de recolha seletiva de resíduos, permitindo o alargamento do processo a mais áreas do Município, incorpora ainda uma estratégia inovadora, em Ílhavo, de colocação de sensores nos equipamentos que, ligados em rede móvel, possibilitam a monitorização e recolha de dados em tempo real, maximizando a gestão das rotas e otimizando o número de viagens das viaturas de recolha, com evidentes benefícios em termos da redução das emissões de gases poluentes para a atmosfera. Este processo representa, no Orçamento Municipal, um encargo anual de apenas 900 euros, distribuído pelos seis equipamentos.