Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo subscreve protocolo ambiental assinado entre a CIRA e a Associação Zero

Câmara Municipal de Ílhavo subscreve protocolo ambiental assinado entre a CIRA e a Associação Zero
23 Dezembro 2019

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), em representação dos 11 Municípios que a integram, assinou com a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, o Protocolo de Cooperação “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.

Considerando que a “Pegada Ecológica” é uma importante ferramenta de avaliação e monitorização para os Municípios que estão trabalhar para mitigar os riscos, adaptarem-se às alterações climáticas e fomentarem uma sustentabilidade global, a Câmara Municipal de Ílhavo entende que este é um projeto interessante e uma parceria importante que avoluma os instrumentos disponíveis para transformar o Município ambientalmente saudável, economicamente próspero e sustentado, no futuro que se avizinha.

O protocolo terá a vigência de dois anos, durante os quais será desenvolvido um estudo com os seguintes objetivos específicos em cada ano:
Ano 1: Avaliação da Pegada Ecológica (PE) e da biocapacidade da CIRA e dos seus Municípios associados, e a sua contribuição para a média nacional. Os resultados da PE serão fornecidos por tipo de uso do solo para se obter informação acerca da pressão exercida sobre os ecossistemas por parte de cada um dos Municípios da CIRA; por tipo de atividade económica, no sentido de obter informação sobre as atividades diárias de consumo, tornando possível mitigar e reduzir a PE.

Ano 2: Desenvolvimento de calculadora da PE on-line específica para os Municípios da CIRA, permitindo que a sociedade civil calcule a sua própria Pegada Ecológica, perceba a dimensão dos seus efeitos e se consciencialize sobre os múltiplos impactos humanos no ambiente.

Esta ferramenta poderá ser usada, igualmente, em vários projetos a nível local, como por exemplo, no âmbito educativo aos mais variados níveis escolares, etc., área na qual o Município de Ílhavo tem sido exemplo nacional e regional de boas práticas ambientais.