Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Bandeira Azul 2011 nas Praias do Município

05 Maio 2011
Uma vez mais, e passados cerca de duas décadas da primeira atribuição da Bandeira Azul às Praias do Município de Ílhavo, as Praias da Barra e da Costa Nova foram galardoadas com a atribuição da Bandeira Azul 2011, tendo o anúncio público sido feito hoje pela ABAE.
A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) congratula-se uma vez mais com a atribuição deste galardão, pelo reconhecimento de todo o empenho, esforço e investimento no crescimento e manutenção da qualidade das nossas Praias com o objectivo de que estes elementos naturais continuem a ser uma referência para os Cidadãos do Município de Ílhavo e para todos aqueles que escolhem esta Região para desfrutar de momentos relaxantes e rejuvenescedores nos seus períodos de férias e lazer.
Em complemento à vertente Ambiental das intervenções que a CMI tem realizado no sentido de preservar a qualidade Ambiental das Praias, verifica-se um grande esforço de investimento para qualificar as áreas urbanas respectivas.
Neste ano de 2011 e aproveitando bem os Fundos Comunitários do QREN, a CMI está a intervir na Costa Nova, com a obra de qualificação ambiental e urbana da denominada zona da Biarritz, evitando a erosão verificada na frente-Ria (agravada com o temporal registado no dia 27 Fevereiro de 2010), e reforçando o cordão dunar com maior capacidade resistente, garantindo a segurança de todos quantos a utilizam, diminuindo o risco associado à referida zona na eventualidade de novos (e cada vez mais violentos), fenómenos naturais como os que registámos no Inverno de 2010, e fazendo a sua qualificação urbana e ambiental.
Ainda na Costa Nova está em fase final de execução o projecto do Edifício Sócio-Cultural (a localizar entre as Capelas da Sra da Saúde e o CASCI), cuja construção se iniciará este ano, e que integra também funções importantes de valorização ambiental e paisagística.
No que respeita à Praia da Barra está já executado o projecto dos novos Passadiços e Acessos à Praia (areal e dunas) no âmbito de um Acordo de Cooperação entre a CMI e a ARHCentro, com o objectivo de executar essa obra com a maior brevidade possível.
Ainda na Barra estão em curso os projectos de reabilitação da Praceta São João e da Praceta do Molhe Sul, assim como de uma nova Unidade Comercial que vai substituir o actual Mercado. Antes do início da época balnear serão repavimentados alguns arruamentos que necessitam de qualificação. Praticamente concluída está a qualificação urbana do Largo Comendador Carlos Roeder (zona do Obelisco), concretizando mais uma zona de circulação exclusivamente pedonal numa localização privilegiada.
As questões da vigilância e segurança dos banhistas na época balnear recebem particular atenção e preocupação da CMI, estando a trabalhar empenhadamente com as entidades que têm responsabilidades nessa matéria, para a implementação de uma solução de cooperação institucional com a Capitania do Porto de Aveiro, o ISN, a ARHCentro, os Concessionários de Praia e os Nadadores-Salvadores, que garanta os elevados níveis de qualidade neste serviço tão importante para os Cidadãos, dando continuidade aos elevados níveis atingidos nos últimos anos.
As Praias da Barra e Costa Nova, dois ex libris do Município de Ílhavo, da Região de Aveiro e da Região Centro de Portugal, continuarão a receber uma atenção especial por parte da CMI, preservando a sua identidade, os seus valores naturais, urbanos e culturais, e reforçando a sua projecção pelo Mundo.