Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal distingue Eco-Associações e entrega Bandeiras Verdes Eco-Escolas

Câmara Municipal distingue Eco-Associações e entrega Bandeiras Verdes Eco-Escolas
22 Novembro 2018

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, que decorre até ao dia 25 de novembro, o dia de ontem foi marcado por dois pontos altos da programação ambiental prevista para esta semana.
A Casa da Cultura de Ílhavo acolheu, num primeiro momento, a entrega das Verbas de Responsabilidade Social resultado de projetos de Reciclagem, a Certificação das Eco-Associações presentes no Festival do Bacalhau e a Certificação de Eco-Restaurantes.
Mais de 6 mil quilos de resíduos provenientes do Festival do Bacalhau 2018, cerca de 30.480 quilos recolhidos nos roupões do Município e mais de 5 mil quilos de velas usadas nos cemitérios, resultaram num valor reciclado na ordem dos 1.700 euros, que foram entregues ao Agrupamento de Escuteiros da Gafanha da Nazaré, à Obra da Providência e à Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo.
A campanha “Puxe a Brasa à sua Sardinha”, promovida pela Autarquia em parceria com a SUMA, certificou mais 9 Unidades de Restauração, passando de 12 para 21 os estabelecimentos já certificados. Este projeto ambiental tem como objetivo a promoção de práticas mais responsáveis, junto dos estabelecimentos de restauração do Município, incidindo sobre as rotinas corretas na gestão dos resíduos produzidos durante a atividade, nomeadamente a triagem, acondicionamento e deposição dos resíduos indiferenciados e recicláveis, bem como regras básicas de manutenção das condições de higiene e salubridade.
Ainda neste âmbito, foram entregues às Associações presentes na edição de 2018 do Festival do Bacalhau (Grupo Folclórico “O Arrais”, Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo Desportivo da Gafanha, Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, Grupo de Jovens “A Tulha”, Rancho Regional da Casa do Povo, Confraria Camoniana; Confraria Gastronómica do Bacalhau, A.R.C. Chio Pó-Pó) os Certificados “Eco-Associação” que atestam as medidas ambientais praticadas no evento e que permitiram que o evento fosse certificado, nesta edição, com o “Sê-lo Verde”.
A terminar este importante dia, a Câmara Municipal reuniu a sua comunidade escolar para entregar a todos os estabelecimento de ensino, Jardins de Infância, Escolas dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Escolas Secundárias, públicos e privados, bem como às IPSS do Município, as respetivas Bandeiras Verde, símbolo Eco-Escola. O envolvimento da totalidade dos 31 estabelecimentos de Ensino do Município resulta no reconhecimento de Ílhavo, pelo segundo ano consecutivo, como o único município do continente 100% Eco-Escola, fruto do resultado positivo dos projetos ambientais implementados nas escolas, fazendo com que a Comunidade Escolar e o Município de Ílhavo sejam uma referência das boas práticas ambientais a nível nacional.
Ainda no decurso da Semana, a Câmara Municipal de Ílhavo irá proceder à entrega de 1.300 sacos de compras reutilizáveis nos Mercados de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, no comércio e padarias locais, bem como à ativação do 18.º roupão para recolha de roupa e calçado usado, que se irá juntar aos 181 Ecopontos de superfície, aos 25 velões e aos 17 oleões existentes, e, claro, ao importante papel do Ecocentro Ílhavo.