Rede de Municípios para Adaptação Local às Alterações Climáticas reuniu em Ílhavo

20 Novembro 2018

O Município de Ílhavo foi o anfitrião, no dia 15 de novembro, da quarta reunião do Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (RMpALAC), da qual a Câmara Municipal faz parte.
Neste encontro, que decorreu no Laboratório das Artes - Teatro Vista Alegre, os cerca de 50 participantes, representando os 33 municípios e as 11 entidades que constituem a Rede, fizeram o balanço da Atividade do presente ano, analisaram a participação da Rede Adapt.Local na Conferência Europeia das Adaptações às Alterações Climáticas 2019, que terá lugar em Lisboa de 27 a 31 de maio, avaliaram a admissão de novos membros e definiram o local da realização do Seminário Adapt.Local para 2019.
A RMpALAC foi formalizada em março de 2017, em Guimarães, e integra 33 municípios portugueses, que representam cerca de 10% dos Municípios Portugueses e mais de um terço da população portuguesa, para além de contar ainda com 11 entidades de cariz público e privado diretamente ligadas a esta temática.
O projeto tem como objetivo criar um trabalho contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Estas estratégias prendem-se com a capacitação do corpo técnico de cada Município da Rede, com a consciencialização dos atores locais e com o desenvolvimento de ferramentas que facilitem a elaboração e implementação das medidas.
Ainda no âmbito das ações da Rede, o Município de Ílhavo participou no “Adapt.Local 2018 - 2.º Seminário de Adaptação Local às Alterações Climáticas”, que decorreu, no dia seguinte, na Figueira da Foz.
Neste Seminário, a Autarquia partilhou através do técnico Luís Rabaça as suas boas práticas/experiências do Município de Ílhavo dentro do painel "Riscos Costeiros e Gestão Integrada Adaptativa", tendo o Vice-presidente da autarquia, Marcos Ré, moderado ainda o debate do painel "Financiamento da Adaptação".