Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo com as duas praias classificadas com “Qualidade de Ouro”

Município de Ílhavo com as duas praias classificadas com “Qualidade de Ouro”
18 Maio 2018

À semelhança dos anos anteriores, a Associação Nacional de Conservação da Natureza identificou, num universo de 640 praias portuguesas, 390 com “Qualidade de Ouro”. Neste universo de 390 praias encontram-se as praias da Barra e da Costa Nova, no Município de Ílhavo.

Os critérios estabelecidos para avaliação das águas balneares classificadas como tendo “Qualidade de Ouro” têm por base a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, considerando apenas as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
• Qualidade da água Excelente nas 5 últimas épocas balneares (entre 2012 a 2017);
• Todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respetivamente.
Com esta iniciativa, o objetivo da Associação é realçar as praias que ao longo de vários anos apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água, como são o caso das praias da Barra e da Costa Nova.