Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal acolheu visita técnica do Município de Sever do Vouga ao Ecocentro Ílhavo

Câmara Municipal acolheu visita técnica do Município de Sever do Vouga ao Ecocentro Ílhavo
13 Maio 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo proporcionou uma visita técnica ao seu Ecocentro a uma delegação do Município de Sever do Vouga, composta pela Vereadora do Pelouro do Ambiente, Elisabete Henriques e por uma equipa de técnicos da Divisão do Ambiente da Autarquia.

A visita, solicitada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga e conduzida pelo Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, teve lugar ontem, 10 de maio, e serviu para explicar as boas práticas ambientais que o Município vem aplicando, bem como a história da construção, formalização e funcionamento do Ecocentro Municipal de Ílhavo.

O Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, e a técnica da autarquia responsável pela área do Ambiente, Ana Paula Vieira, apresentaram à comitiva do Município de Sever do Vouga o funcionamento e a sustentabilidade do Ecocentro.

Os objetivos que nortearam a sua construção prendem-se com a capacitação do Município de Ílhavo de uma infraestrutura específica adequada, para a maximização da separação seletiva de resíduos e, simultaneamente, com a criação de um centro educativo para a Educação Ambiental possibilitando o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, jovens e o público em geral, com especial incidência para a temática dos resíduos.
O Ecocentro data de 2002, com entrada em funcionamento em julho de 2003, teve um investimento de 500 mil euros, cofinanciado a 70% pelo Programa Operacional do Centro e confina a uma área de cerca de 4.500 metros quadrados. Destina-se a industriais, retalhistas e comerciantes, comprovadamente sediados no Município de Ílhavo; a utilizadores/consumidores domésticos (cidadãos) residentes; e, na vertente pedagógica, educativa e formativa, a alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo. Os serviços de operação e gestão do Ecocentro são assegurados por empresa privada, tendo um encargo anual, para a Câmara Municipal, de 35.000€ ano. Em média, anualmente, são entregues cerca de 1200 toneladas de resíduos, com maior expressividade para os resíduos de embalagem (papel e plástico), equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de construção e demolição, monstros e resíduos verdes, espelhando a tipologia de utilizadores: 85% são utilizadores domésticos e 15% industriais.

No final deste encontro, a Vereadora da Câmara Municipal de Sever do Vouga demonstrou a sua satisfação pela partilha das boas práticas ambientais que o Município de Ílhavo desenvolve e pela substância da informação recolhida, reconhecendo ter sido um contributo precioso para o plano de implementação de políticas ambientais consistentes em Sever do Vouga, bem como para a melhoria do desempenho e dos resultados do Ecocentro que existe em funcionamento naquele município.