Câmara Municipal acolheu visita técnica do Município de Sever do Vouga ao Ecocentro Ílhavo

13 Maio 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo proporcionou uma visita técnica ao seu Ecocentro a uma delegação do Município de Sever do Vouga, composta pela Vereadora do Pelouro do Ambiente, Elisabete Henriques e por uma equipa de técnicos da Divisão do Ambiente da Autarquia.

A visita, solicitada pela Câmara Municipal de Sever do Vouga e conduzida pelo Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, teve lugar ontem, 10 de maio, e serviu para explicar as boas práticas ambientais que o Município vem aplicando, bem como a história da construção, formalização e funcionamento do Ecocentro Municipal de Ílhavo.

O Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, e a técnica da autarquia responsável pela área do Ambiente, Ana Paula Vieira, apresentaram à comitiva do Município de Sever do Vouga o funcionamento e a sustentabilidade do Ecocentro.

Os objetivos que nortearam a sua construção prendem-se com a capacitação do Município de Ílhavo de uma infraestrutura específica adequada, para a maximização da separação seletiva de resíduos e, simultaneamente, com a criação de um centro educativo para a Educação Ambiental possibilitando o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, jovens e o público em geral, com especial incidência para a temática dos resíduos.
O Ecocentro data de 2002, com entrada em funcionamento em julho de 2003, teve um investimento de 500 mil euros, cofinanciado a 70% pelo Programa Operacional do Centro e confina a uma área de cerca de 4.500 metros quadrados. Destina-se a industriais, retalhistas e comerciantes, comprovadamente sediados no Município de Ílhavo; a utilizadores/consumidores domésticos (cidadãos) residentes; e, na vertente pedagógica, educativa e formativa, a alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo. Os serviços de operação e gestão do Ecocentro são assegurados por empresa privada, tendo um encargo anual, para a Câmara Municipal, de 35.000€ ano. Em média, anualmente, são entregues cerca de 1200 toneladas de resíduos, com maior expressividade para os resíduos de embalagem (papel e plástico), equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de construção e demolição, monstros e resíduos verdes, espelhando a tipologia de utilizadores: 85% são utilizadores domésticos e 15% industriais.

No final deste encontro, a Vereadora da Câmara Municipal de Sever do Vouga demonstrou a sua satisfação pela partilha das boas práticas ambientais que o Município de Ílhavo desenvolve e pela substância da informação recolhida, reconhecendo ter sido um contributo precioso para o plano de implementação de políticas ambientais consistentes em Sever do Vouga, bem como para a melhoria do desempenho e dos resultados do Ecocentro que existe em funcionamento naquele município.