Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Oliveira de Azeméis visita Ecocentro

Município de Oliveira de Azeméis visita Ecocentro
02 Março 2018

A Câmara Municipal de Ílhavo proporcionou uma visita técnica ao seu Ecocentro a uma delegação do Município de Oliveira de Azeméis, composta pelo seu Presidente, Joaquim Jorge, pela Vereadora do pelouro do Ambiente, Inês Lamego, e por dois técnicos da Divisão do Ambiente da Autarquia.

 

A visita, solicitada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e conduzida pelo vice-Presidente da Autarquia de Ílhavo, teve lugar ontem, 1 de março, e serviu para explicar as boas práticas ambientais que o Município vem aplicando, bem como a história da construção, formalização e funcionamento do Ecocentro Municipal de Ílhavo.

 

O Ecocentro está equipado com contentores de grandes dimensões (20 e 30 m3), destinados a receber, separadamente, os diversos materiais/resíduos previamente separados de acordo com os fluxos para posterior encaminhamento para retomadores licenciados, com vista à sua posterior valorização e reciclagem.


Os objetivos que nortearam a sua construção prendem-se com a capacitação do Município de uma infraestrutura específica adequada, para a maximização da separação seletiva de resíduos e, simultaneamente, com a criação de um centro educativo para a Educação Ambiental possibilitando o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças, jovens e o público em geral, com especial incidência para a temática dos resíduos.

 

Marcos Ré, vice-Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, apresentou os dados financeiros que estiveram na génese do Ecocentro e os valores que sustentam o seu atual funcionamento.


O Ecocentro data de 2002, com entrada em funcionamento em julho de 2003, teve um investimento de 500 mil euros, cofinanciado a 70% pelo Programa Operacional do Centro e confina a uma área de cerca de 4.500 metros quadrados. Destina-se a industriais, retalhistas e comerciantes, comprovadamente sediados no Município de Ílhavo; a utilizadores/consumidores domésticos (cidadãos) residentes; e, na vertente pedagógica, educativa e formativa, a alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo. Os serviços de operação e gestão do Ecocentro são assegurados por empresa privada, tendo um encargo anual, para a Câmara Municipal, de 35.000€ ano. Em média, anualmente, são entregues cerca de 1.200 toneladas de resíduos, com maior expressividade para os resíduos de embalagem (papel e plástico), equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de construção e demolição, monstros e resíduos verdes, espelhando a tipologia de utilizadores: 85% são utilizadores domésticos e 15% industriais.

 

No final deste encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis demonstrou a sua satisfação pela partilha das boas práticas ambientais que o Município de Ílhavo pratica e pela substância da informação recolhida, afirmando ter sido um contributo precioso para o plano de implementação de política ambientais consistentes no seu Município.