Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Coque verde de petróleo no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro

Coque verde de petróleo no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro
07 Junho 2017

A Câmara Municipal de Ílhavo tomou conhecimento do Relatório de Monitorização da Qualidade do Ar na área envolvente ao Porto de Aveiro, decorrente da atividade portuária, nomeadamente das operações de movimentação de petcoque.


Verifica-se que todos os poluentes avaliados apresentam níveis inferiores aos valores legislados à exceção das PM10 e do Ozono, sendo que os níveis mais elevados de ozono estão relacionados com as condições meteorológicas, tendo ocorrido no período de verão, enquanto que para as partículas em suspensão (PM10), estas ocorrem em períodos em que a direção do vento é predominante do sudoeste, indicando a relevância de fontes de emissão fora da área da atividade portuária, confirmando-se que não são registadas excedências nos períodos de movimentação de petcoque no Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Aveiro.


Desta forma a estimativa do Índice de Qualidade do Ar para os dados registados confirma a ocorrência de uma classificação maioritária de Bom (73% dos dias), Muito Bom (3%), Médio (15%) e Mau (0,4%). Face aos resultados obtidos no período considerado no presente relatório consideram-se adequadas e eficazes as medidas adotadas para prevenir ou reduzir os impactos na qualidade do ar.


A Câmara Municipal de Ílhavo continua a acompanhar, de forma atenta e permanente, todo este processo, proporcionando um melhor conhecimento sobre esta problemática por forma a proporcionar uma vivência mais tranquila à população da Gafanha da Nazaré.