Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

“Da Semente à Árvore” envolve 185 alunos na Comemoração do Dia da Floresta Autóctone

“Da Semente à Árvore” envolve 185 alunos na Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
18 Novembro 2016

A Câmara Municipal de Ílhavo volta a associar-se à comemoração do Dia da Floresta Autóctone no âmbito do projeto municipal “Woodwatch - de Olho na Floresta”, levando a efeito a ação “Da Semente à Árvore” durante a próxima semana (21 a 25 de novembro).


“Da semente à Árvore” é a atividade proposta para esta edição que, numa primeira fase, irá decorrer no espaço florestal da Ermida/Vale de Ílhavo, envolvendo um total de 185 alunos de várias Escolas do Ensino do Básico do município.


Os participantes irão realizar um percurso pedestre no qual irão identificar o nome comum e o nome científico de cada uma destas espécies e proceder à apanha de sementes de espécies florestais autóctones. A atividade continuará na semana seguinte, 28 a 30 de novembro, já nas respetivas escolas, com a realização da sementeira das espécies recolhidas. A terceira e última fase desta atividade será concretizada em março, com uma exposição dos trabalhos realizados.


A 23 de novembro, celebra-se, em Portugal, o Dia da Floresta Autóctone. Esta floresta é formada por árvores de espécies originárias do nosso território, como os carvalhos, os sobreiros, as azinheiras, os castanheiros, os medronheiros, os loureiros, os azevinhos, o pinheiro bravo, pinheiro manso, entre outras, e que estão adaptadas ao nosso clima.


Este dia foi estabelecido para promover a importância da sua conservação, nomeadamente na conservação da biodiversidade, na produção de oxigénio, na fixação de gases com efeito de estufa (ex.: dióxido de carbono), na proteção do solo e na manutenção do regime hídrico, representando simultaneamente a época do ano mais adaptada às condições climatéricas do nosso país para se proceder à plantação de árvores.