Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

11.ª Edição do GIRO passa por Ílhavo

11.ª Edição do GIRO passa por Ílhavo
10 Outubro 2016

O Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE) leva a efeito amanhã a 11.ª edição nacional do GIRO (Grace – Intervir – Recuperar – Organizar), sendo que este ano inclui na sua rota nacional de ações o Município de Ílhavo.


Esta iniciativa de voluntariado corporativo é já considerada a maior na dimensão nacional, tendo em dez edições contado com mais de 6.000 voluntários, atingindo cerca de 20.000 beneficiários.


O GIRO tem como objetivos principais sensibilizar para a emergência de mudança de atitudes impactantes na Sociedade e simultaneamente alargar horizontes e despertar a uma maior consciência cívica, social e ambiental.

 

A Câmara Municipal de Ílhavo desde logo aceitou o desafio que lhe foi proposto pela organização nacional, escolhendo a Praia da Costa Nova como local de intervenção e propondo duas áreas distintas de atuação: por um lado a Adaptação às Alterações Climáticas, na qual se encontra a fechar já a sua Estratégia Municipal, e por outro, a problemática do lixo marinho, área na qual tem integrado importantes projetos nacionais e onde recentemente assumiu a Carta Compromisso de Redução do Lixo Marinho. Assim, a plantação de estorno para consolidação e estabilização do cordão dunar (que naquela zona tem vindo a ser reforçado no âmbito das intervenções da Polis Litoral Ria de Aveiro), e a recolha (com separação seletiva) dos resíduos encontrados no areal da praia, são as duas ações a dinamizar.