Exercício Público de Preparação para o Risco Sísmico: “A TERRA TREME”

10 Outubro 2016

Realiza-se hoje em Portugal, às 10h13, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico – TERRA TREME.

Assim, todas as pessoas, onde quer que estejam, podem participar no exercício nacional, que assume a duração de um minuto e no qual se devem praticar os três gestos básicos de proteção em caso de sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;

Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;

Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas (nas quais se integra a Câmara Municipal como Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil) e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações.

Para além da prática dos 3 gestos, no minuto definido para o exercício, A TERRA TREME procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo. É um exercício que vai ser realizado pela quarta vez em Portugal e é inspirado no modelo norte-americano ShakeOut.