Eco-Escolas juntam mais de duas toneladas de eletrodomésticos usados

28 Setembro 2016

Mais de 2500 kg de Eletrodomésticos Usados e Pilhas em fim de vida foi a quantidade total que as cinco Eco-Escolas do Município inscritas no projeto Geração Depositrão – EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto; EB 2,3 da Gafanha da Encarnação; EB 2,3 da Gafanha da Nazaré; EB1 de Ílhavo e EB1 da Chave – conseguiram juntar no ano letivo 2015/2016.

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas da ABAE, este é um projeto nacional que visa sensibilizar as crianças e jovens, e nessa sequência a população em geral, da importância de que se reveste o adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Estes equipamentos são compostos por materiais que podem ser reutilizados, ganhando uma nova vida. Por outro lado, alguns deles são bastante nocivos para a saúde humana e meio ambiente, requerendo um tratamento específico.

Simultaneamente a Câmara Municipal, através do Ecocentro Municipal, também promove a recolha seletiva de Eletrodomésticos Usados, sendo que no ano 2015 reencaminhou para Reciclagem 20.500 kg que expressam bem a aposta na Reciclagem de Resíduos preconizada pela Política Municipal de Ambiente.