Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Coastwatch Europe 2016/momento III – saídas de campo

Coastwatch Europe 2016/momento III – saídas de campo
26 Fevereiro 2016

As próximas três semanas – 29 de fevereiro a 15 de março – ficam marcadas, se as condições climatéricas o permitirem, pela dinamização do momento III do projeto coastwatch europe: as saídas de campo.


Este momento, sempre muito aguardado por todos os participantes (350 alunos de 15 turmas), tem como objetivo observar e registar aquilo que de mais significativo cada “pedaço” de faixa costeira e ribeirinha vier a evidenciar.


Ele surge na sequência da dinamização das aulas de sensibilização, em contexto de sala de aula e para enquadramento do projeto, e como forma de preparar o momento público que se lhe seguirá (em abril) – o 12.º Seminário Local “As Escolas e o coastwatch”.

“Vamos devolver os Rios às Praias” - o tema anual - é uma boa forma de alertar para a responsabilidade de todos em participar, ativa e continuadamente, no desenvolvimento sustentável de uma parte absolutamente vital do nosso território – os Rios (no nosso caso, a Ria) – para a qualidade do Mar e do Litoral, do qual tanto gostamos de usufruir.

 

 

Coastwatch - 26 Anos a Olhar pelo Litoral

 

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, promovendo simultaneamente a cidadania ativa . Este projeto, que conta com a participação de milhares de voluntários europeus, é um importante instrumento de educação para a Cidadania Ambiental, a qual acaba por valorizar a preservação do ambiente litoral, contribuir para alterações de padrões de comportamento e em simultâneo estimular a participação de toda a comunidade. É também desta forma que se originam rotinas diárias de boas práticas de cidadania, formando-se “adultos” mais preocupados e conscientes, sendo este o maior objetivo do projeto.
Em Portugal, o Coastwatch desenvolve-se há 26 anos e é coordenado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

Escolas participantes:


- EB 1 Gafanha de Aquém


- EB 1 Ílhavo


- EB 1 da Chave


- EB 1 da Barra


- Centro Escolar Santa Maria Manuela


- Centro Escolar N.ª S.ª do Pranto


- Centro Escolar da Coutada


- EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto


- EB 2,3 da Gafanha da Encarnação