Taxa de Reciclagem no Município de Ílhavo ultrapassa os 13% em 2015

05 Fevereiro 2016

Balanço ao ano 2015 em termos de Gestão de Resíduos dá 13,2% como a Taxa de Reciclagem para o Município de Ílhavo.

Ainda assim realça o facto de se ter registado uma queda na quantidade de resíduos depositada na Rede Municipal de Ecopontos (-3,38% ou -44 TON.), mas que é contrabalançada com aumentos na quantidade de resíduos depositada no Ecocentro Municipal (+12,75% ou +118 TON.) e nas Redes Municipais de ROUPÕES (+9,9% ou +2,9 TON) e VELÕES (+1241 Kg).

A campanha “um aluno, um ecoponto” que a Câmara Municipal de Ílhavo dinamiza (já na sua 7.ª fase) em parceria com a Sociedade Ponto Verde, procura potenciar a separação seletiva de resíduos e a sua colocação em Ecoponto.

De salientar ainda a Redução (aproximadamente 3%) na produção indiferenciada de resíduos, isto é na quantidade daqueles resíduos que muitos, teimosamente, ainda não separam.

Apesar dos resultados anuais da Gestão dos Resíduos serem muito positivos, a diferença entre o que ninguém separa e vai para Aterro (17732 TON.) e o que é efetivamente Reciclado (2338 TON.) é ainda esmagadoramente distante.

A todos aqueles que têm Reciclado os seus resíduos e assim contribuído para que tenhamos todos um ambiente e um futuro melhor, o nosso muito OBRIGADO. Sabemos que poderemos continuar a contar consigo.

(imagem: Sociedade Ponto Verde)