Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Europeu Sem Carros 2015 - “De bicicleta: de casa para o trabalho/Escola”

Dia Europeu Sem Carros 2015 - “De bicicleta: de casa para o trabalho/Escola”
16 Setembro 2015

Cada viagem que fazemos é quase sempre diferente. No entanto, tal não influencia a nossa escolha do modo de transporte que, na grande maioria das situações, acaba por ser sempre a mesma, independentemente de ser, ou não, a mais adequada. Acabamos, sem hesitar, por optar pelo automóvel particular, mesmo que a bicicleta ou os transportes públicos possam ser a escolha mais eficiente.


O tema deste ano - “Escolhe. Muda. Combina.” – constitui simultaneamente um desafio e um claro incentivo a refletir sobre a variedade dos meios de transporte que temos à disposição e de que uma melhor opção pode efetiva e definitivamente tornar a viagem mais rápida e agradável.


O Município de Ílhavo por exemplo com os seus já mais de 20 km que compõem a Rede Municipal de Ciclovias, numa privilegiada relação de enorme proximidade aos Ecossistemas Naturais, há muito procura materializar aquela (boa) mudança no paradigma da Mobilidade Municipal.


Ílhavo é mesmo o segundo Município da Região de Aveiro onde, em valores relativos à população, mais se utiliza a bicicleta em movimentos pendulares.


O desafio à população para o dia 22 fica lançado: que se privilegie a bicicleta nas deslocações para o local de trabalho ou para a Escola.