Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Município de Ílhavo promove Semana Europeia da Mobilidade 2015

Município de Ílhavo promove Semana Europeia da Mobilidade 2015
15 Setembro 2015

A Câmara Municipal de Ílhavo volta a promover a Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro, uma iniciativa da Comissão Europeia coordenada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente/Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.


Após o sucesso da comemoração do Dia Europeu sem Carros (22 de setembro), em 2000 e 2001, foi lançada, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade. Desde então, anualmente, os cidadãos europeus têm a oportunidade de desfrutar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, e em particular no que toca à utilização do automóvel particular.


Este ano o tema central é “Escolhe. Muda. Combina.”, destacando a multimodalidade e o incentivo à reflexão sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar, mais rápida e agradável.

 

No Município de Ílhavo serão dinamizadas diversas ações em diversos locais e para os mais variados públicos.

 

Programa

16 a 22 SET
Exposição “Escolhe. Muda. Combina.”

A Exposição “Escolhe. Muda. Combina.” estará patente nos Fóruns Municipais da Juventude entre os dias 16 e 22 de setembro e centra-se no tema escolhido para este ano da Semana da Mobilidade. Assim, o objetivo é destacar as várias alternativas e incentivar para a reflexão sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar mais saudável, mais agradável e até mais prática.
Local: Em todos Fóruns Municipais da Juventude (FMJ)

 

16 SET, 15h00

Bike Paper “No Fórum com a minha bicicleta”

Local: FMJ Ílhavo e FMJ Gafanha da Nazaré

(Nota: esta ação foi adiada devido às más condições metereológicas que se fazem sentir)

 

19 SET, 15h00

Bike Paper “No Fórum com a minha bicicleta”

Local: FMJ Gafanha do Carmo e FMJ Gafanha da Encarnação

O Bike Papper “No Fórum Municipal da Juventude com a minha Bicicleta" é uma atividade que pretende despertar o interesse pelo uso da bicicleta nos percursos habituais dos jovens, encorajar o desenvolvimento sustentável, proporcionando a oportunidade de redescobrirem a sua localidade, habitantes e património numa ambiente mais saudável, agradável e interativo, através de um jogo de pistas nas proximidades de cada FMJ com a duração de aproximadamente 1 hora de diversão e aprendizagens pedagógicas e divertidas.

 

17 SET, 10h00 e 14h30
Na EMER: “Escolhe. Muda. Combina.”

Esta atividade irá abordar a temática da mobilidade “ecológica” e mostrar as vantagens do uso da bicicleta enquanto veículo amigo do Ambiente, alertando para as principais regras de um bom ciclista e contará com a participação do ATL da Associação de Pais da EB1 de Ílhavo e do ATL da Associação de Pais da Escola e do Jardim de Infância da Chousa Velha, envolvendo cerca de 50 crianças.
Local: Escola Municipal de Educação Rodoviária

 

21 SET, 14h30
Ação de Sensibilização “A Importância do uso regular da bicicleta na qualidade de vida de pessoas com +55 anos”

Esta ação pretende partilhar alguns aspetos inerentes ao processo de envelhecimento e quais os contributos da atividade física, através do uso da bicicleta, para uma melhor qualidade de vida. Será ainda feita uma breve apresentação de algumas conclusões de um estudo de caso, realizado com um grupo de pessoas com 55 ou mais anos, residentes na Gafanha da Nazaré, que utilizam a bicicleta de forma regular.
Estudo realizado pela munícipe Joana Ramalheira, Estudante do Mestrado em Gerontologia, Secção Autónoma das Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro.
Local: Fórum Municipal da Maior Idade

 

22 SET, Todo o dia
Comemoração do Dia Europeu sem Carros “De bicicleta: de casa para o trabalho/Escola”

Ílhavo é o segundo Município da Região de Aveiro onde em valores relativos à população, mais se utiliza a bicicleta em movimentos pendulares. A Câmara Municipal lança este desafio à população para que no dia 22 se desloquem de bicicleta para o seu local de trabalho ou para a Escola.

 

Lançamento da edição 2015 da revista “O Ambúzio”

O Búzio amigo do Ambiente - o Ambúzio - está de volta na sua 11.ª edição, e como sempre com o objetivo de sensibilizar pequenos e graúdos para a importância dos nossos gestos diários na preservação daquilo que é de cada um e de todos em simultâneo: o Ambiente.
Na forma de uma Revista de Atividades de Educação Ambiental, a Câmara Municipal de Ílhavo reforça assim todo um trabalho educacional que assume particular relevância na área do Ambiente e que recentemente lhe valeu a distinção nacional "ÉS+" - Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo.
A edição 2015 assinala simultaneamente o Dia Europeu Sem Carros, dando assim sequência ao facto daquele meio educacional assumir como tema central a Mobilidade Sustentável e a sua relação muito próxima com o Ecossistema Natural, e o arranque do novo Ano Letivo.
A Revista tem como Parceiro Institucional a reconhecida empresa 100% nacional Science4you (dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos e recentemente galardoada também com o Prémio Produto do Ano Portugal 2015) e que, num trabalho conjunto, permite a edição de 3.000 exemplares a distribuir gratuitamente por todos os alunos dos Ensinos Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Básico no Município de Ílhavo.

 

Implementação da primeira Zona 30 do Município de Ílhavo

As “Zonas 30” têm como objetivo reduzir a velocidade de circulação, diminuir o tráfego de atravessamento, reduzir a poluição sonora e ambiental, aumentar a segurança do peão e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
A primeira Zona 30 do Município de Ílhavo será localizada no Centro Histórico de Ílhavo.