“miúdos otimistas, miúdos saudáveis”

17 Julho 2015

Mais de 11 Kg foi o resultado total de mais de 780 escovas de dentes usadas recolhidas nas diferentes Eco-Escolas no presente ano letivo, na sequência da implementação do projeto «miúdos otimistas, miúdos saudáveis».

Este é um projeto que tem 3 objetivos muito claros: promover as boas práticas de higiene oral nas nossas Crianças; promover a troca de escovas de dentes com uma periodicidade clinicamente aconselhável (3 meses); e promover a recolha de escovas usadas de forma seletiva e para posterior Reciclagem.

Este projeto resultou de uma ideia da Dra. Lídia Veludo da clínica dentária Especialdente, à qual se vieram a juntar a empresa Extruplás, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), a Direção Geral de Saúde (DGS – através do projeto SOBE) e a ONGA Quercus. Ao nível municipal, a Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) tem contado com a parceria das empresas AMARELISA Lda., Extruplás e SCIENCE4YOU.

A CMI, pioneira na altura com Sintra, dinamiza o projeto pelo segundo ano consecutivo junto das suas Eco-Escolas e voltará a premiar a maior quantidade de escovas de dentes usadas recolhida, desta vez para cada um dos diferentes graus de ensino – Pré-Escolar; 1.º Ciclo; 2.º e 3.º Ciclos e Secundário – e uma vez mais com a parceria da SCIENCE4YOU – na Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos.