Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Semana Municipal da Biodiversidade | 18 a 22 de maio

Semana Municipal da Biodiversidade | 18 a 22 de maio
18 Maio 2015

No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora no dia 22 de maio, a Câmara Municipal de Ílhavo volta a dedicar especial atenção a esta temática, dinamizando um amplo conjunto de ações, entre os dias 18 e 22 de maio.


A Diversidade Biológica ou Biodiversidade descreve a extraordinária diversidade de espécies de plantas, animais e insetos que existem na Terra. A biodiversidade compreende assim a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e nos ecossistemas. É a diversidade de espécies que permite manter a estabilidade ecológica, pelo que qualquer redução ameaça diretamente e enfraquece os ecossistemas.


O Município de Ílhavo caracteriza-se por uma enorme biodiversidade, seja pelas bonitas Praias da Barra e da Costa Nova, que convidam à visita, seja pela proximidade que detém com a Ria de Aveiro, num desafio constante à sua descoberta, seja, ainda, pelo restante e importante património natural que se espalha um pouco por toda a sua área geográfica.

 

Ações a destacar:

 

» Hora do Conto especial “Graciosa, a Baleia Vaidosa”

 

Graciosa tem um bebé e comemora a sua chegada com um enorme encomenda ao Sr. Polvo-Roxo: um colar feito de material abundante nos oceanos, lixo marinho!

O colar era bonito e a baleia ficara ainda mais bonita mas, quer à deriva nos oceanos, quer organizado num lindo colar, o lixo marinho traz sempre problemas e Graciosa vê o seu maior tesouro em perigo.


Felizmente os animais marinhos organizam-se e, todos juntos, resolvem o problema local da praia onde moram, mas Graciosa, que é uma baleia muito viajada e com parentes em todos os cantos dos Oceano, não deixa de ficar preocupada. Será que este problema tem um fim à vista?


Talvez cada um de nós, na praia que frequentamos, na nossa cidade e no dia a dia possamos ajudar a tornar os oceanos mais limpos e saudáveis – é o desafio.


Esta história será contada na habitual “Hora do Conto”, no dia 16 de maio, às 11h00 e às 16h30, na Biblioteca Municipal de Ílhavo e nos dias 19 e 20 de maio com momentos mais especiais apenas para as nossas Eco-IPSS (também na BMI).

 

» “As Algas vão à Escola”


A atividade “As Algas vão à Escola”, dinamizada em parceria com a empresa do nosso Município Algaplus e na sequência do Projeto “Coastwatch Europe”, terá múltiplas abordagens, conjugando uma vertente teórica com a correspondente parte prática.
Assim, numa primeira fase será promovida uma breve descrição das algas como seres vivos - o que são, como se distinguem, onde vivem, qual o seu papel na natureza e a comparação com as plantas terrestres. Não será esquecido o longo caminho já percorrido na sua importante utilização nas diversas indústrias, nomeadamente farmacêutica, química, alimentar, biomédica.


Na componente mais prática da ação, os alunos são convidados a manipular diferentes espécies de algas, reconhecendo a variedade de cores, tamanhos, formas e texturas.

 

» “Não abandones... um dos teus melhores Amigos”

 

Esta é uma ação que volta a sensibilizar para melhores condutas de Cidadania, nomeadamente no momento do passeio “higiénico” do nosso animal doméstico (por exemplo, sensibiliza uma vez mais para a recolha dos respetivos dejetos), a que este ano se junta a importante sensibilização para a triste situação, a que frequentemente assistimos, de abandono dos animais domésticos, e em contrapartida para a possível adoção dos animais abandonados.


A implementação desta ação terá uma vez mais como parceiro a “charm pet” de Ílhavo.

 

» XI Seminário Local “As Escolas e o Coastwatch”

A Semana Municipal da Biodiversidade encerra com o 11.º Seminário “as Escolas e o Coastwatch”, momento que também fecha a participação do Município de Ílhavo, no ano letivo 2014/2015, naquele projeto europeu de monitorização do litoral.


O Seminário é um evento no qual as turmas participantes expõem publicamente o que viram, registaram e trabalharam nos diferentes momentos do Coastwatch Europe e, simultaneamente, idealizam e apresentam propostas de melhoria ao Executivo Municipal.


Serão mais de 200 participantes aqueles que, no Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, exercitarão a proatividade da participação pública.


Recorde-se que a implementação do projeto Coastwatch Europe no Município, resulta da parceria de 13 anos entre a Câmara Municipal de Ílhavo e o GEOTA (Grupo de Estudos, Ordenamento do Território e Ambiente) – Coordenador Nacional.

 

Programa

 

09h30 Abertura do Seminário
Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ílhavo Eng. Marcos Ré

 

09h45 Centro Escolar S.ª do Pranto

 

09h55 EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto

 

10h05 Escola Básica do 1.º Ciclo de Ílhavo

 

10h15 Escola Básica do 1.º Ciclo da Gafanha de Aquém

 

10h25 Centro Escolar da Coutada

 

10h35 Centro Escolar da Coutada

 

10h45 Centro Escolar S.ª do Pranto

 

10h55 EB 2,3 Gafanha da Encarnação

 

11h05 EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto, Ílhavo (5.º D)

 

11h15 Encerramento do Seminário

Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Ílhavo Eng. Marcos Ré