Projeto “Woodwatch – de Olho na Floresta”

13 Março 2015

A Câmara Municipal de Ílhavo vai levar a efeito, entre os dias 16 e 20 de março, no âmbito do Dia Internacional da Floresta 2015, o Projeto “Woodwatch – de Olho na Floresta”, com vista à promoção da preservação deste importante recurso natural.

A sensibilização das populações em termos de prevenção contra incêndios, proteção dos recursos florestais e ecossistemas assume particular relevância no Município de Ílhavo, sendo por isso dinamizadas diversas Ações de Sensibilização.

Tendo como público alvo os alunos do 4.º ano de escolaridade, realizar-se-ão ações sob a forma de peddy paper, no Trilho Pedestre Municipal “Entre a Ria e a Floresta”, visando a identificação de ameaças ao equilíbrio da floresta e proteção do solo, o reconhecimento de algumas atitudes para uma correta utilização dos espaços florestais e a identificação de espécies florestais (arbustivas e arbóreas).

Sob a temática da dinâmica do fogo, alunos do 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico irão realizar, em contexto de sala de aula, experiências científicas simples com o objetivo de conhecer o conceito de triângulo do fogo e sua aplicação na prevenção e no combate aos incêndios florestais.

O Projeto “Woodwatch – de Olho na Floresta” é um complemento à comemoração do Dia da Floresta Autóctone (em novembro), o qual promove a plantação de uma espécie autóctone, seja em jardins de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Escolas do Município ou públicos.