Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Coastwatch Europe 2015/momento II – Aulas de Sensibilização

Coastwatch Europe 2015/momento II – Aulas de Sensibilização
20 Janeiro 2015

Terminou já o momento II – a dinamização das Aulas de Sensibilização – do projeto coastwatch europe, que a Câmara Municipal de Ílhavo levou a efeito de 12 a 19 de janeiro, em contexto de sala de aula e dirigidas aos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Município de Ílhavo que irão participar naquele projeto de abrangência europeia.


Esta foi a forma encontrada para melhor enquadrar todo o trabalho a desenvolver no momento que se lhe seguirá em fevereiro (se as condições climatéricas o permitirem): a realização das saídas de campo.


Dando assim seguimento ao projeto pelo 13.º ano consecutivo no nosso Município, cerca de 200 alunos participaram nestas Aulas de Sensibilização para depois melhor observar, perceber, registar e, finalmente, propor ao Executivo Municipal metodologias que possam ajudar a modificar comportamentos, nesta que foi considerada uma das melhores 11 práticas que visam reduzir a quantidade de lixo marinho nos mares da Europa.

 

“Olhar pelo Litoral” é alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma ativa e continuada, no desenvolvimento sustentável de uma parte absolutamente vital do nosso território – o Litoral – que tem realmente tanto futuro, quanto se assume como belo e desafiante.

 

Coastwatch - 25 Anos a Olhar pelo Litoral

O “Coastwatch Europe”, já com 25 anos de existência e dinamização contínua no nosso País, é um projeto de âmbito europeu, que promove a cidadania ativa e que consiste na monitorização ambiental do litoral. Este projeto, que conta com a participação de milhares de voluntários europeus, é um importante instrumento de educação para a Cidadania Ambiental, a qual acaba por valorizar a preservação do ambiente litoral, contribuir para alterações de padrões de comportamento e em simultâneo estimular a participação de toda a comunidade. É também desta forma que se originam rotinas diárias de boas práticas de cidadania, formando-se “adultos” mais preocupados e conscientes, sendo este o maior objetivo do projeto.

 

Escolas participantes:
- EB 1 Gafanha de Aquém
- EB 1 Ílhavo
- Centro Escolar N.ª S.ª do Pranto
- EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto
- EB 2,3 da Gafanha da Encarnação