Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Assinatura do Protocolo ClimAdaPT.Local

Assinatura do Protocolo ClimAdaPT.Local
16 Janeiro 2015

O Presidente da Câmara de Ílhavo, Eng. Fernando Caçoilo, assinou ontem, dia 15 de janeiro, o Protocolo para desenvolvimento do projeto ClimAdaPT.Local, numa cerimónia que teve lugar na Universidade de Lisboa, e que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Dr. Paulo Lemos.


O Município de Ílhavo, pelo trabalho desenvolvido na vertente ambiental, mereceu o reconhecimento e integração neste importante projeto, fazendo parte do grupo restrito de 26 municípios do país, sendo ainda o única a nível regional que, em parceria com o Consórcio formado por entidades ligadas à proteção e gestão ambiental, nomeadamente a APAmbiente e o Fundo Português de Carbono, levarão a cabo este projeto.


O Protocolo agora assinado visa o desenvolvimento e a incorporação da adaptação às alterações climáticas ao nível local através da elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) de Ílhavo. Permitirá ainda a participação de dois técnicos da autarquia num Programa Formativo em adaptação às alterações climáticas.


No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal participará no processo conducente à criação da Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal, que constituirá um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação. Pretende-se também, no futuro, promover a integração da adaptação às alterações climáticas nas práticas correntes de planeamento e gestão municipal, bem como capacitar as restantes autarquias do país para introduzirem esta temática nas suas políticas de índole local.