Protocolos de Parceria CMI/Fundação do Gil e CMI/RECIOL

19 Novembro 2014

No âmbito da participação, pelo 5.º ano consecutivo, da Câmara Municipal de Ílhavo na Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos 2014, que irá decorrer entre os dias 22 e 30 de novembro, bem como do desenvolvimento de uma Política Municipal de Ambiente, na qual a otimização da Gestão dos Resíduos, nomeadamente a Valorização Material (Reciclagem), se reveste de uma importância absolutamente vital, o Executivo Municipal deliberou aprovar os Protocolos de Parceria a celebrar com a Fundação do Gil (Campanha I de Recolha da Fundação do Gil - tinteiros e tonners e Campanha II de Recolha da Fundação do Gil – telemóveis e tablets usados) e com a RECIOL (reciclagem de velas usadas dos cemitérios).

Estes Protocolos formalizam o trabalho parceiro que a Câmara Municipal de Ílhavo leva a efeito em dois casos (tinteiros/tonners e velas usadas dos cemitérios) e lançam as bases, noutro caso, para a implementação de novo projeto-piloto de recolha seletiva em locais públicos como é o caso da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia (telemóveis e tablets usados).
Refira-se que dos projetos em questão não resulta qualquer custo, sendo que as mais valias financeiras que possam resultar dos mesmos ou serão doadas à Fundação do Gil (no caso da implementação das Campanhas de Recolha I e II), Instituição de reconhecido mérito educativo e proteção social, ou serão doadas, na forma de alfaias agrícolas, às nossas Juntas de Freguesia (no caso das velas usadas dos cemitérios).
A implementação da Campanha I de Recolha da Fundação do Gil (em avaliação desde 2008) permitiu já o envio para Reciclar de 2.219 tinteiros e tonners, tendo subjacente uma mais valia financeira de 911,35 euros (valor doado à Fundação do Gil), e da implementação da campanha de recolha seletiva de velas usadas de cemitério (ativa desde abril de 2014), 1.995kg de velas foram já reencaminhados para reciclar (valor atualizado a outubro de 2014).
Com a formalização destas parcerias será possível que 25 tipos de resíduos possam ser encaminhados para reciclar, por oposição clara à opção de destruição irreversível que o seu confinamento em aterro permitiria.