Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Dia Nacional do Mar – Lançamento da 25.ª Campanha Coastwatch Europe

Dia Nacional do Mar – Lançamento da 25.ª Campanha Coastwatch Europe
16 Novembro 2014

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que promove a cidadania ativa, e que consiste na monitorização e caracterização ambiental do litoral. Este Projeto, que conta com a participação de milhares de voluntários europeus, é um importante instrumento de educação para a cidadania ambiental.
A 25.ª edição deste importante projeto de Educação Ambiental, no nosso Município leva já 13 anos consecutivos, assume desde logo várias importantes NOVIDADES:
- O novo tema anual – «25 Anos a Olhar pelo Litoral» – como forma de alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma ativa e continuada, no desenvolvimento sustentável de uma parte absolutamente vital do nosso território – o Litoral – que tem realmente tanto futuro, quanto se assume como belo e desafiante.
- O facto da campanha portuguesa do coastwatch, ter sido selecionada como uma das melhores 11 práticas que visam reduzir a quantidade de lixo marinho nos mares da Europa.
- A “devolução” ao projeto dos percursos que até então lhe haviam sido retirados, fruto das várias intervenções de requalificação, e que assim agora lhes acrescentam maior qualidade, maior segurança e maior capacidade de monitorização.
- E finalmente a dinamização de uma aula teórico-prática, em contexto de sala de aula, a realizar durante o mês de janeiro e onde se abordarão os principais aspetos subjacentes à saída-de-campo.

Este exercício europeu de monitorização assume uma forte componente de instrução e informação pedagógicas, a qual acaba por valorizar a preservação do ambiente litoral, alterar padrões de comportamento e em simultâneo proporcionar o fácil envolvimento voluntário de alunos, professores e cidadãos, estimulando ainda à participação da comunidade. Desta forma, originam-se consequências práticas e sistemáticas nas diferentes comunidades educativas, formando-se assim “adultos” mais preocupados e conscientes.
23 a 27 de Fevereiro será a semana que dedicaremos, se as condições atmosféricas o permitirem, às saídas de campo que serão depois complementadas com todo um trabalho de tratamento da informação a dinamizar em contexto de sala de aula, a revelar publicamente em maio no 11.º Seminário «as Escolas e o coastwatch».