Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

As algas vão à escola

As algas vão à escola
19 Maio 2014

A atividade “as algas vão à escola”, dinamizada em parceria com a empresa do nosso Município ALGAPLUS, localizada na Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo, e na sequência do projeto “Coastwatch Europe”, terá múltiplas abordagens, conjugando uma vertente teórica com a correspondente parte prática.


Assim, numa primeira serão abordados alguns temas sobre algas como seres vivos: o que são, como se distinguem, onde vivem, qual o seu papel na natureza e a comparação com as plantas terrestres, entre outros. Não será esquecido o longo caminho já percorrido na sua importante utilização nas diversas indústrias (farmacêutica, química, alimentar, biomédica).
Na componente mais prática da ação, os alunos são convidados a manipular diferentes espécies de algas, reconhecendo a variedade de cores, tamanhos, formas e texturas, e tendo assim a oportunidade de montar a sua folha de herbário. Cada turma ficará com as suas folhas e aprenderá a conservar o herbário durante os dias seguintes, até que as algas sequem por completo e o herbário fique assim finalizado.
Os trabalhos serão posteriormente expostos no Museu Marítimo de Ílhavo durante a edição 2014 da Semana do Ambiente.