Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Adesão do Município de Ílhavo ao “Pacto de Autarcas”

Adesão do Município de Ílhavo ao “Pacto de Autarcas”
16 Abril 2014

O Executivo Municipal deliberou propor à Assembleia Municipal a adesão do Município de Ílhavo ao Pacto de Autarcas, na perspetiva de promover o desenvolvimento sustentável no Município de Ílhavo promovendo o combate às alterações climáticas.
O Pacto de Autarcas constitui, até agora, uma das iniciativas europeias mais ambiciosas na luta contra o aquecimento global, e que conta com a participação dos cidadãos. Neste âmbito as autarquias locais são da maior importância na mitigação das alterações climáticas. A participação no Pacto de Autarcas apoia-as neste esforço, dando-lhes reconhecimento, os recursos e as oportunidades de funcionamento em rede, necessários para avançarem com os seus compromissos energéticos e climáticos.
A União Europeia assumiu desta forma o compromisso de reduzir as emissões de CO2 até 2020, em consequência do aumento de 20% da eficiência energética e da quota de 20% das fontes de energia renováveis. Para atingir os objetivos globais, são necessárias as pequenas contribuições de todos, e em particular dos signatários que assumem também este compromisso e metas estabelecidas pela União Europeia.