Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Coastwatch Europe

Coastwatch Europe
25 Março 2014

A Câmara Municipal de Ílhavo está a levar a efeito, entre o dia de hoje e sexta-feira, 28 de março, o Projeto Coastwatch Europe, dirigido aos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Município de Ílhavo.


O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que promove a cidadania ativa e que consiste na monitorização e caracterização ambiental do litoral. Este Projeto, que conta com a participação de milhares de voluntários europeus, é um importante instrumento de educação para a cidadania ambiental.
Este importante projeto de Educação Ambiental, que a nível nacional vai já na sua 24.ª edição e no nosso Município conta já 12 anos consecutivos, assume desde logo várias importantes novidades:
- O novo tema anual – «Litoral: Um Futuro» – como forma de alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma ativa, no desenvolvimento sustentável de uma parte do nosso território – o Litoral – que tem realmente tanto futuro, quanto se assume como belo e desafiante.
- O facto da campanha portuguesa do coastwatch, em 2013 e no âmbito do projeto MARLISCO – Best Practices Case Studies, ter sido selecionada como uma das melhores 11 práticas que visam reduzir a quantidade de lixo marinho nos mares da Europa.
- As três importantes intervenções de requalificação do Litoral que estão a ser preconizadas na área geográfica do nosso Município: Caminho do Praião - Gafanha do Carmo/Gafanha da Encarnação (entretanto inaugurado), reordenamento e qualificação da Frente Lagunar de Ílhavo a Vagos e a Obra de Proteção e Recuperação do Sistema Dunar entre a Costa Nova e Mira, terem obrigado a uma redefinição dos blocos disponíveis a monitorizar pelos nossos participantes.
Este exercício europeu de monitorização assume uma forte componente de instrução e informação pedagógicas, a qual acaba por valorizar a preservação do ambiente litoral, alterar padrões de comportamento e em simultâneo proporcionar o fácil envolvimento voluntário de alunos, professores e cidadãos, estimulando ainda à participação da comunidade. Desta forma, originam-se consequências práticas e sistemáticas nas diferentes comunidades educativas, formando-se assim “adultos” mais preocupados e conscientes.
Esta semana é dedicada, se as condições atmosféricas o permitirem, às saídas de campo que serão depois complementadas com todo um trabalho de tratamento da informação a dinamizar em contexto de sala de aula, a revelar publicamente em junho durante a edição 2014 da +ECO/Semana do Ambiente.

Participantes:
EB1 Sr.ª dos Campos
EB1 Barra
Centro Escolar Sr.ª do Pranto
EB1 de Ílhavo
EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo)
EB 2,3 da Gafanha da Encarnação
Agrupamento de Escuteiros de Ílhavo