Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Projeto "Woodwatch - de Olho na Floresta"

Projeto "Woodwatch - de Olho na Floresta"
14 Março 2014

Nos próximos dias 17 a 21 de março, e no âmbito do Dia Internacional da Floresta 2014, a Câmara Municipal de Ílhavo vai levar a efeito o Projeto “Woodwatch – de Olho na Floresta” com vista à promoção da preservação deste importante recurso natural.
A sensibilização das populações em termos de prevenção contra incêndios, proteção dos recursos florestais e ecossistemas, assume relevância maior no nosso Município. O problema de preservação dos recursos florestais e dos ecossistemas associados só poderá ser atenuado com a participação dos jovens, através da consciencialização, sentido de comunhão e partilha do bem comum que constituem as florestas e todos os seus recursos, dos quais serão fiéis depositários.
Assim, a dinamização de Ações de Sensibilização em contexto de campo, a realizar sob a forma de peddy paper no Trilho Pedestre Municipal “Entre a Ria e a Floresta”, marcarão a edição 2013/2014 deste projeto municipal que decorre durante a próxima semana e envolve 106 alunos. As ações prestarão dedicada atenção à sensibilização das populações Escolares para a história da Mata Nacional das Dunas da Gafanha para a proteção dos recursos florestais e na prevenção contra os incêndios, e ajudarão ainda na elaboração de um conjunto de regras – “Código de Ética e Conduta” – a seguir quando no uso daqueles espaços naturais.
O Projeto “Woodwatch – de Olho na Floresta” é complementado com a comemoração do Dia da Floresta Autóctone (em novembro), o qual promove a plantação de uma espécie autóctone nas Instituições de Solidariedade Social Municipais, tendo recaído no Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo a escolha de 2013.

Escolas participantes:

  • Centro Escolar N.ª Sr.ª do Pranto
  • EB 1 da Barra
  • EB 1 da Encarnação Centro
  • EB1 da Cale da Vila