Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

COVID-19: Câmara Municipal lança apelo urgente à Ministra da Saúde

COVID-19: Câmara Municipal lança apelo urgente à Ministra da Saúde
01 Abril 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, endereçou, hoje, um apelo direto e urgente à Ministra da Saúde para uma maior celeridade nas respostas de combate à doença, nomeadamente no que diz respeito à realização de testes e de equipamentos.

Após a confirmação de um caso positivo no Lar de S. José, em Ílhavo, que viria a culminar num óbito, verifica-se, neste momento, a existência de mais dois utentes internados, tendo um deles testado positivamente para COVID-19, enquanto o outro aguarda confirmação. Além disso, existem no lar mais de uma dezena de casos com sintomatologia associada ao COVID-19, entre utentes e colaboradores da instituição, sem que haja, até agora, qualquer resposta por parte das Autoridades de Saúde Locais relativamente à possibilidade de fazer testes aos potenciais contagiados.
Como nesta data não existem meios adicionais para combater a doença, nem respostas prontas por parte da Direção-Geral da Saúde e da Segurança Social, a Autarquia apelou diretamente à Ministra da Saúde para que seja possível efetuar, rápida e urgentemente, todos testes necessários, procurando-se evitar que a doença alastre e procurando salvar vidas, independentemente da Direção do Lar já ter tomado as precauções de isolamento dos utentes com sintomas.
Para Fernando Caçoilo, «este é um grito de alerta face ao sentimento de impotência que nos assola diariamente, pela falta de meios ou pela falta de resposta por parte das Autoridades de Saúde com competência e responsabilidade para liderar este processo».

Aliás, desde a primeira hora, a Câmara Municipal tem abraçado, com preocupação mas também com determinação, o momento de pandemia que é vivido atualmente. Em conjunto com várias entidades e instituições locais, a Autarquia tem mobilizado os seus recursos disponíveis para fazer face às necessidades que vão surgindo por parte das Associações e das próprias Unidades de Saúde Familiar, para minorar o impacto do COVID-19 no Município.
Nesta data, foram já distribuídas viseiras, cobre sapatos/botas, luvas, toucas, fatos e batas por várias entidades, como os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, a Santa Casa da Misericórdia, o Lar de São José, o CASCI, o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo e o Lar N. Sra. da Nazaré.
A Câmara Municipal aguarda a chegada de mais material diverso, nomeadamente o reforço de máscaras, e continua empenhada em procurar no mercado a disponibilidade de kits de testes da COVID-19 para que possam ser disponibilizados, em função das necessidades e prioridades.