Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Maior Idade 2007 / Viver Solidário

10 a 16 Set
Adicionar a calendário 2007-09-10 00:00:00 2007-09-16 00:00:00 Europe/Lisbon Maior Idade 2007 / Viver Solidário Evento
Realizou-se no passado mês de Setembro, a 9ª edição da Maior Idade – Viver Solidário, uma iniciativa pródiga em acções dirigidas à população de mais de 65 anos residente no Município de Ílhavo, e que contou com uma adesão de mais de cerca de 1.500 participantes.

À semelhança dos anos transactos, entre os dias 10 e 16 de Setembro foram muitas as iniciativas nas quais a nossa Gente mais vivida e experiente viu a sua agenda repleta de actividades diversas em momentos de agradável Convívio, Alegria, Solidariedade, Descoberta, Música, Teatro e Cultura.

A semana teve início com a inauguração da exposição “De Mãos Dadas”, que contou, uma vez mais, com o empenhamento das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município, que apresentaram a toda a comunidade uma boa parte do seu trabalho. Seguiu-se o lançamento da Revista Maior Idade – A Quatro, repleta de diversos artigos úteis, de carácter informativo e de diversão.

O dia 10 de Setembro ficou igualmente marcado pelo arranque de mais uma época do projecto Movimento Maior, tendo-se efectuado, no dia seguinte, a reabertura dos Espaços Maior Idade. Depois de umas merecidas férias, estes espaços, criados pela Câmara Municipal de Ílhavo em 2006, encontram-se novamente à disposição dos Seniores que pretendam ocupar os seus tempos livres.

Este ano as visitas propostas foram Penedono/Senhora da Lapa/Viseu, Óbidos/Alcobaça/Batalha, Évora/Estremoz/Portalegre e navegando na Ria de Aveiro, todas elas de grande interesse e de difícil escolha.
As rubricas Músicas de Sempre de Carlos Paião, o Musical “Amália” de Filipe La Féria, assim como o Encontro entre Avós e Netos e o Baú das Sabedorias fizeram parte de uma semana com diversas actividades, onde não faltaram as Técnicas de Relaxamento e Stress, jogos de Boccia Sénior e Mini-golfe.

No dia 14, foi ainda possível rir e descontrair com a Revista à Portuguesa “O Peso Certo”, cuja presença do famoso e divertido actor Fernando Mendes fez encher por completo o Pavilhão Municipal Cap. Adriano Nordeste, em Ílhavo, ao acolher mais cerca de 1.500 pessoas.

A noite seguinte foi de Bailarico Popular que teve lugar no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré, tendo a actuação do grupo musical Sequência propiciado um pezinho de dança ao nossos Seniores e uma demonstração de danças de salão pelos utentes do Projecto Movimento Maior 2006/2007 e pela Colectividade da Coutada.

O programa da Maior Idade despediu-se com a realização da Festa da Maior Idade no Jardim Oudinot, onde, sob o lema “cada um traz o seu”, foram partilhadas deliciosas iguarias, à medida que a animação ia crescendo de interesse, com a associação aos tradicionais e belos festejos em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.

Esta edição da Maior Idade – Viver Solidário, que se saldou num enorme sucesso, levou a Câmara Municipal de Ílhavo a iniciar a preparação da 10º edição da Maior Idade, no ano em que se vai assinalar o 110º aniversário sobre a Restauração do Concelho/Município de Ílhavo.