Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Maior Idade 2008 / Viver Solidário

08 a 17 Set
Adicionar a calendário 2008-09-08 00:00:00 2008-09-17 00:00:00 Europe/Lisbon Maior Idade 2008 / Viver Solidário Evento
Numa lógica de valorização individual e de promoção de uma vida comunitária mais forte e saudável dos Cidadãos do Município com mais de 65 anos, a Câmara Municipal de Ílhavo realizou, pelo 10.º ano consecutivo, a Semana da Maior Idade – “Viver Solidário”, que contou com a adesão de cerca de 1700 participantes.

Com a edição 2008 da Maior Idade, que decorreu de 8 a 14 de Setembro, a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou dez anos de realização desta iniciativa, que já é uma referência no seu calendário de actividades, e que todos os anos marca a diferença na vida de muitos dos milhares de Séniores que nela participam, justificando a sua continuação nos anos vindouros.

Tal como nas edições anteriores, esta foi uma Semana dedicada inteiramente aos Cidadãos do Município que se encontram na fase mais madura da vida, repleta de acções vividas de forma jovem e alegre, a pretexto do convívio, do conhecimento, da cultura, do passeio e da troca de experiências e recordações que fizeram parte da construção da história do nosso Município.

A Maior Idade 2008 teve o seu início com a inauguração da Feira e Exposição “Viver Solidário”, uma novidade desta edição que contou com o especial empenho e dedicação de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do Município de Ílhavo, numa mostra de produtos e trabalhos artesanais acompanhada pelas “Tardes Animadas”, que encheram de vida, música e cor a Praça do Centro Cultural de Ílhavo, até ao dia 11 de Setembro.

O primeiro dia desta edição ficou igualmente marcado pela apresentação da revista “Maior Idade – a Cinco”, que já é parte integrante desta iniciativa, sendo mais um instrumento de comunicação e de troca de experiência de vida e de partilha que a Câmara Municipal de Ílhavo dedica aos seus Séniores, bem como pela sessão livre de exercícios no Parque Geriátrico do Município, no Jardim Oudinot.

A Semana prosseguiu com os habituais e muito concorridos passeios de convívio, que este ano se desdobraram entre Sortelha/Belmonte/Viseu e os Cruzeiros de Subida e de Descida do Douro, tendo havido ainda lugar para um passeio pela zona da Bairrada, dedicado em especial aos antigos funcionários camarários.

No dia 12, o destaque foi para a Noite da Maior Idade, com a realização de um Baile à Moda Antiga, no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré. O projecto “Baús de Sabedoria”, o “Encontro de Avós e Netos”, as sessões de Cinema “Clássicos”, no Centro Cultural de Ílhavo, e a Revista à Portuguesa “É só rir”, que animou o Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, também fizeram parte desta edição da Maior Idade, com momentos de alegria e convívio que ficarão certamente na memória de todos os presentes.

O encerramento desta décima edição da Semana da Maior Idade – “Viver Solidário 2008” ficou marcado pelo tradicional convívio inter-geracional, na grande Festa da Maior Idade, realizada no renovado Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré.

Integrado nesta Semana esteve também o arranque das actividades dos “Espaços Maior Idade” (Biblioteca Municipal e Pólos de Leitura do Município), juntamente com o programa “Movimento Maior”, mantendo a Câmara Municipal de Ílhavo a sua aposta na ocupação saudável e motivadora do tempo livre dos seus Munícipes maiores de 65 anos.

Dez anos volvidos, o balanço desta aposta dedicada especialmente aos Séniores do Município não podia ser mais positivo, tendo na adesão de milhares de pessoas o segredo do seu sucesso, motivo que leva à preparação da próxima edição, em 2009. Potenciar aos seus Cidadãos mais experimentados da vida momentos de convívio e de partilha, ocupando o seu tempo livre de uma forma alegre e salutar, faz parte se uma aposta que a Câmara Municipal de Ílhavo pretende sempre renovada.