Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook

Câmara Municipal de Ílhavo vai celebrar Protocolo de Colaboração para dinamização da Estação Náutica do Município de Ílhavo

Enmi 1 1024 2500
27 Novembro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover, na próxima sexta-feira, 29 de novembro, entre as 9h30 e as 12h45, no Cais Criativo da Costa Nova, a sessão de apresentação pública da Estação Náutica do Município de Ílhavo (ENMI) que inclui, ainda, a assinatura do Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento e Dinamização da ENMI, tendo sido convidadas cerca de 60 entidades públicas, empresariais, turísticas e associações desportivas e sociais do Município de Ílhavo e da Região de Aveiro.

Com este protocolo, pretende-se dinamizar, promover e projetar a ENMI e os respetivos produtos turísticos náuticos, após o processo de certificação atribuída pelo Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, e um intenso trabalho de conjugação de vontades e empenho na promoção territorial que culminará na assinatura do referido protocolo e definição de planos de ação.

A partir desta fase estão criadas condições para que o projeto evolua para o reforço da notoriedade e atratividade do Município de Ílhavo, no âmbito das atividades turísticas náuticas, aproveitando as excelentes condições naturais, patrimoniais e culturais do território. Este trabalho conjunto com as diversas entidades irá permitir, igualmente, a otimização de resultados para os agentes económicos, turísticos e náuticos do Município através da criação de produtos turísticos competitivos com impacto regional e nacional.

A ENMI encontra-se integrada na rede de Estações Náuticas de Portugal que, nesta data, tem certificadas cerca de 20 estações, distribuídas quer no litoral (portos, marinas, praias, lagoas, rias) quer no interior (albufeiras de barragens, rios, lagos, praias fluviais).

Os trabalhos de dinamização e comunicação da Estação Náutica, nos próximos dois anos, irão ser financiados a 85% no âmbito do projeto “Estação Náutica do Município Ílhavo: projeto piloto para a Região de Aveiro”, projeto MAR-04.03.01-FEAMP-0188, que é cofinanciado pelo Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro (DLBC Região de Aveiro), sendo este cofinanciado pelo Mar2020, Portugal2020 e UE através do FEAMP.

 

Programa

9h30 Sessão de Abertura
• A Estação Náutica do Município de Ílhavo, Fátima Teles, Vereadora de Turismo – CMI
• A Rede Nacional de Estações Náuticas, António José Correia – Fórum Oceano

9h50 Produtos Turísticos Náuticos
• Portugal Rowing Tour – Ginásio Clube Figueirense
• Experiências “Sentidos de Mar”. As Viagens do Balão Mágico – Animação Turística, Lda

10h30 Produtos Turísticos Náuticos a desenvolver na ENMI
• Trabalho em grupo com os parceiros da ENMI
• Partilha de resultados

11h45 Assinatura do Protocolo ENMI
• Apresentação e assinatura do Protocolo de Colaboração para o Desenvolvimento e Dinamização da Estação Náutica do Município de Ílhavo
• Encerramento, Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

12h45 Light Lunch & Networking

 

 

Foto: Certificação, a 16.11.2018, da Estação Náutica do Município de Ílhavo pelo Fórum Oceano