Passar para o Conteúdo Principal Top
C.M. Ílhavo - Voltar ao início
share rss facebook
Início
Visite ÍlhavoVisit Ilhavo

Laboratório Artes Teatro Vista Alegre

Laboratorio das artes  teatro vista alegre2 min 1 1024 2500

Ao longo dos últimos quase 200 anos, o Teatro da Vista Alegre foi palco de inúmeras atividades culturais, protagonizadas de e para os trabalhadores da Fábrica, desde logo representações teatrais, projeção de cinema (a partir de 1926), bailes, concertos da banda filarmónica e até um orfeão. Desde 1988 que é a casa do grupo de teatro amador A Ribalta, constituído maioritariamente por trabalhadores da fábrica.

É um edifício simples, mas marcante dos limites do Largo da Fábrica da Vista Alegre, epicentro social do mais antigo bairro operário português. Está alinhado com algumas das antigas residências de trabalhadores que, com a recente remodelação de 2015/2016, passam a integrar o corpo do antigo teatro, além de uma ampla zona ajardinada voltada a sul, para a Cantina e para a Garagem, constituindo-se doravante como um objeto arquitetónico.

O projeto de requalificação foi levado a cabo pela Câmara Municipal de Ílhavo e, nos próximos anos, será gerido pela autarquia, num projeto cultural renovado, com o objetivo de trazer a Cultura para o quotidiano - o projeto 23 Milhas, no qual adquiriu a designação Laboratório das Artes, passando a ser funcionalmente dividido em duas áreas distintas: a "nova ala", dedicada ao pensamento, pesquisa e à experimentação, e o "antigo auditório", espaço de programação para acolher workshops, conversas, debates e colóquios.

Com especial foco nas estações outono e inverno, o auditório do Teatro tem agora uma vocação para as manifestações municipais mais eruditas - clássicas ou contemporâneas, tirando partido da escala e do seu ambiente acolhedor.

Rua Augusto, Vista Alegre
3830-292 Ílhavo

 

GPS: 40°35'20.4"N 8°40'58.7"W
Google Maps: 40.588992, -8.682983

Dias de espetáculos: 90 minutos antes do início dos espectáculos