Ílhavo acolhe esclarecimento sobre Programa Europeu de Valorização do Património Cultural Costeiro – EEA Grants Portugal

23 Outubro 2019

A Câmara Municipal de Ílhavo vai acolher uma sessão de esclarecimento para potenciais candidaturas ao programa “Desenvolvimento Local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro” do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021, no âmbito dos European Economic Area (EEA) Grants Portugal.

A iniciativa, promovida pela Direção-Geral do Património Cultural, terá lugar no Museu Marítimo de Ílhavo esta sexta-feira, dia 25 de outubro, pelas 14h30, pretendendo contribuir para o conhecimento dos objetivos do programa europeu e suscitar um maior interesse dos agentes e comunidades locais à participação como potenciais entidades promotoras ou parceiras de projetos.

O Programa Cultura dos EEA Grants Portugal, disponível para consulta em www.eeagrants.gov.pt/pt/programas/cultura, visa o fortalecimento da cooperação cultural, o desenvolvimento social e económico através do empreendedorismo e da gestão cultural, e incide em dois eixos distintos: o Património Cultural Costeiro e as Artes.

Com um montante total disponível para este eixo de 4.397.809 € (com uma subvenção, por projeto, entre os 500.000€ e os 750.000€), com uma taxa máxima de cofinanciamento de 85% (por um período de 24 a 48 meses), o mecanismo pretende apoiar projetos que visem a salvaguarda e reabilitação de património cultural costeiro classificado ou em vias de classificação, e a sua revitalização para as comunidades locais, nomeadamente na conversão de espaços em centros de memória, de interpretação e desenvolvimento de atividades tradicionais, reforçando sentimentos de pertença, de apropriação da cultura, saber e identidade.

A mais-valia deste concurso é a sua possibilidade de criação de projetos em parcerias múltiplas com entidades dos Países Doadores, incentivando à partilha de experiências, à capacitação de recursos com base em boas práticas culturais, ao uso de novas tecnologias e à internacionalização do património cultural português.

A entrada é livre, ainda que sujeita a inscrição e à capacidade de espaço.

Inscrição: https://forms.gle/zqfo9yiQPfdESxw86

Mais informações:

EEA Grants – Enquadramento

Através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021, no âmbito dos European Economic Area Grants, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, na qualidade de Estados Doadores, financiam, em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu e a reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

Programa em pdf

14h30 Boas-vindas

Câmara Municipal de Ílhavo

14h40 Apresentação do Mecanismo EEA Grants em Portugal e do Programa Cultura

Mafalda Ramos | Filipa Neto | Maria Luís Martins

15h00 Desenvolvimento Local através da Salvaguarda e Revitalização do Património Cultural Costeiro

- Especificações sobre o Aviso de Concurso

- O que necessita para formalizar a sua candidatura?

- Como submeter a sua candidatura?

- Como reforçar as suas parcerias com Países Doadores?

16h00 Coffee Break

16h15 Momento de perguntas e respostas